Escolha os melhores itens segurança eletrônica para sua casa

É fato que investir em segurança protege aqueles que habitam no espaço, assim como evita que bens materiais sejam roubados

Vamos ser sinceros: ao comprar uma casa, a primeira coisa que pensamos é na segurança que a mesma pode nos proporcionar, não é mesmo? A realidade é que vivemos em um mundo muito violento, no qual os índices de assaltos e mortes não param de subir.

Para você ter uma ideia disso, de 2014 a 2018 foram registrados, em média, 12 mil casos de furtos e roubos a casas e condomínios, por ano. Isso apenas no Estado de São Paulo, viu? Os dados foram levantados e divulgados pelo Sistema de Informações Criminais (Infocrim).

Ou seja, quando decidimos comprar uma casa nova, ou simplesmente proteger nossos familiares na residência em que já vivemos, não existe outra solução que não seja investir para elevar a segurança da residência, habilitando o monitoramento em tempo real e a praticidade para contatar a polícia em casos extremos.

É fato que investir em segurança protege aqueles que habitam no espaço, assim como evita que bens materiais sejam roubados. Não existe nada mais traumático do que perder tudo aquilo que levou anos para ser conquistado, né?

Pensando nisso, produzimos um artigo bem interessante que traz a tona alguns itens de segurança fundamentais, para que tenha a proteção necessária na hora que for sair para trabalhar ou passar alguns dias fora em viagem, por exemplo.

É possível contar com diversos itens, com opções para todas as preferências e necessidades, de acordo com o nível de segurança e tecnologia requisitados pelo proprietário. Está preparado? Então, vamos nessa!

Uma opção interessante é o circuito fechado de TV (CFTV)

A gente sabe muito bem que, atualmente, quanto melhor for a tecnologia de segurança, mais seguros estaremos dentro da nossa própria casa.  Dentro desse cenário, uma opção cada vez mais moderna para se prevenir diante de invasões e ameaças, é contar com o CFTV.

Você deve estar se perguntando: mas o que este tipo de sistema contribui, afinal? Bom, ele basicamente monitora toda a movimentação na residência. Esse sistema de segurança eletrônica registra e armazena vídeos em alta definição, garantindo o monitoramento durante todas as 24 horas do dia.

Quando se conta com esse tipo de item é possível acompanhar em tempo real tudo o que acontece na propriedade, por meio de computadores e dispositivos móveis. Além disso, você consegue verificar a situação da sua residência diretamente no celular, com acesso remoto otimizado.

De modo geral, o circuito fechado de TV opera como alarme. Sim, ele vai muito além do que um simples sistema de monitoramento. Ele integra a uma central sincronizada com a polícia, agilizando combate a ameaças e invasões. Enfim, ele é um equipamento essencial para proteger toda a família, mesmo à distância.

Conte com as boas e velhas câmeras

Não existe forma mais eficiente de garantir a segurança do local e de quem lá habita, se não for com as famosas câmeras de segurança, certo? Pois é, é indispensável adotar um monitoramento de boa qualidade. Elas costumam ser utilizadas, principalmente, nas entradas das residências, inibindo a ação de invasores e criminosos.

De modo  geral, é possível afirmar que os equipamentos mais modernos possibilitam a conexão com smartphones, computadores e outros dispositivos, monitorando e transmitindo as imagens capturadas em tempo real para o usuário. A instalação câmera de segurança é rápida e fácil de ser feita, desde que conte com uma empresa especializada para realizar o serviço.

O interessante deste tipo de item é que ele possibilita que você acompanhe, de forma ininterrupta, as movimentações dentro da sua residência, podendo verificar qualquer tipo de situação incomum.

Vale ressaltar que elas podem ser vinculadas com alguma empresa de segurança. Mas como isso funcionaria? Simples, eles podem auxiliar nos melhores posicionamentos das câmeras, em pontos estratégicos. Além disso, os profissionais da área podem indicar as opções mais adequadas de acordo com cada usuário.

É interessante contar com alarmes

Não dá para falar em segurança residencial sem contar com alarmes, não é mesmo? Pois é, essa é uma opção já estabelecida no mercado, importante para facilitar o sistema de segurança de sua residência.

Bom, de modo geral, podemos considerar os alarmes como uma espécie de estruturas integradas por diferentes tipos de dispositivos e sensores próprios de movimento e presença. É importante que eles sejam posicionados em pontos estratégicos, uma vez que são essenciais para prevenir invasões, roubos e até ações de vandalismo.

É importante ressaltar que esse tipo de item é conectado a centrais operacionais, que são monitoradas 24 horas por dia para garantir o conforto dos moradores.

Um ponto positivo para este tipo de ferramenta de segurança é sua instalação. Você deve estar se perguntando o porquê, não é mesmo? Simples, ele constitui um procedimento relativamente simples, além de manutenção facilitada. O custo-benefício é outro fator para ser levado em consideração.

Conte também com cercas elétricas

Pode parecer óbvio mas é importante ressaltar qual a finalidade do uso deste tipo de item. Bom, as cercas elétricas são utilizadas ao redor da propriedade e do muro. O diferencial da cerca comum é que ela possui uma descarga elétrica associada a ela, que serve como uma espécie de desestímulo aos invasores.

Só de contar com a presença das cercas e a placas de sinalização com o aviso que informa os riscos de se aproximar, já é o suficiente para que os invasores recuem na sua tentativa de invasão, tendo em vista que o risco à vida caso encoste neste item é claro. Assim, ele acaba garantindo a segurança dos residentes.

O interessante deste tipo de ferramenta de proteção é que ela pode ser vinculada diretamente com a central de alarme. Assim, caso alguém tente pular o muro da sua residência, existirá uma comunicação rápida ao ocasionar o rompimento dos fios, conferindo agilidade às ações necessárias para resguardar sua residência.

De modo geral, podemos afirmar que é importante notar que não é indicada a instalação de cercas elétricas em locais com ampla vegetação, já que o crescimento e a queda dos galhos podem acionar disparos. A necessidade extra de manutenção também será frequente.

Mas, olha só essas opções de proteção podem ser adotadas em empresas também, viu? Se você é dono de um empreendimento de manutenção de aquecedor a gás, é mais do que fundamental que você invista em segurança para que não ocasione um grande roubo e proteja seus negócios.

*Este conteúdo foi produzido por Iago Martins, criador de conteúdo do Soluções Industriais