Marketing de relacionamento: como aplicar em sua indústria

Utilizar a internet para desempenhar o marketing de relacionamento é fundamental para as organizações

Provavelmente você deve ter ouvido falar que o marketing de relacionamento é a chave para melhorar o relacionamento com os clientes e aumentar o número de vendas, certo?

Afinal, todos concordam que aumentar a carteira de clientes e, consequentemente, aumentar as oportunidades de negócio são objetivos de toda empresa.

As estratégias envolvidas nesse conceito são as mais diversas e a busca por novas técnicas para manter o diferencial competitivo são constantes.

Contudo, existem outras formas de obter ótimos resultados com ferramentas um pouco mais antigas. Esse é o caso do marketing de relacionamento.

Saber criar ótimas campanhas pode trazer resultados menos efetivos do que manter um relacionamento agradável com o cliente.

Sendo assim, o marketing de relacionamento visa a proximidade entre empresa e cliente, promovendo a possibilidade de fidelização.

E, para entender tudo sobre o marketing de relacionamento e como implementá-lo na sua indústria, que tal acompanhar este artigo? Boa leitura!

O que é marketing de relacionamento?

O marketing de relacionamento é o conjunto de ações desenvolvidas por uma empresa a fim de criar um relacionamento mais próximo com o cliente. Nesse sentido, suas estratégias visam construir uma parceria mais forte e duradoura com o público alvo.

O primeiro princípio do marketing de relacionamento é fazer com que o cliente se torne um fã dos serviços e produtos disponibilizados pela marca.

Afinal, é o relacionamento próximo que faz com que o consumidor confie de olhos fechados na marca, se tornando um cliente ativo e defendo a organização no seu ciclo social.

Por exemplo: a sua indústria trabalha com etiqueta de segurança. Uma vez que alguém do ciclo social do seu cliente comenta que precisa de uma demanda desse material, logo ele relaciona a necessidade do colega com a qualidade da sua marca.

Sendo assim, ele fará uma avaliação positiva para aqueles que buscam soluções que a sua indústria oferece.

Como aplicar o marketing de relacionamento na indústria

O conceito do marketing de relacionamento ficou bem claro, certo? Então, esse é o momento de colocá-lo em prática!

A tecnologia se tornou uma grande aliada em todos os setores da indústria, e utilizar a internet para desempenhar o marketing de relacionamento é fundamental para as organizações. Vamos conhecer algumas formas?

1. Base de dados

Para criar uma relação mais próxima com o consumidor é preciso conhecê-lo muito bem e identificar as suas necessidades.

Uma boa maneira para gerar esse resultado é saber como abordar o público de forma correta, essa técnica é conhecida como persona. A persona é a representação do público alvo, apresentando as características do seu cliente, de forma clara e organizada.

Aplicando a técnica da persona, coletar dados – e outras estratégias – se tornou algo mais simples, permitindo que você tenha acesso a informações mais claras sobre os consumidores e apresentando uma lista de possíveis clientes.

Dessa forma, procure manter a sua base de dados sempre atualizada para gerar campanhas mais direcionadas e assertivas.

Já pensou em fornecer soluções que os consumidores não procuram mais? Por exemplo, 3 meses antes ele procurava por elevador de escada e, na sua base, o cliente ainda busca por isso. Porém, ele conseguiu o serviço logo quando procurou. Sendo assim, você acaba gastando seus recursos em campanhas que não vão surtir efeito algum.

2. E-mail marketing

O e-mail marketing é uma das ferramentas mais poderosas para criar laços com os clientes. Entre as diversas estratégias personalizadas, podemos citar as mais comuns:

  • Parabenizações em datas importantes;
  • Conteúdos relevantes;
  • Ofertas e promoções;
  • Comemoração em datas especiais (dia das mães, natal, entre outros).
3. Programas de fidelidade

Provavelmente você já viu algumas campanhas caracterizadas por ‘’Na compra de 1 piso de concreto, você ganha um brinde de sua preferência’’, certo? Isso é um programa de fidelidade.

Os programas de fidelidade fazem com que o cliente perceba que consumindo a marca, ele não estará apenas achando uma solução para o seu problema, mas também ganhando um bônus por isso.

4. Relacionamentos nas redes sociais

Criar estratégias nas redes sociais deixou de ser uma opção há muito tempo. Manter uma empresa ativa nesses canais pode ser um diferencial para buscar mais leads e interagir com os seus clientes.

Dessa forma, estabelecer uma relação próxima nas redes sociais permite que a empresa leve conteúdo relevante para um número significativo de pessoas.

Com esse alcance em potencial, é preciso elaborar conteúdo relevante, interagir com o público por meio de comentários, criar grupos de discussão e responder a qualquer dúvida que o consumidor possa ter.

Importância dessa estratégia

As mudanças na sociedade de consumo nos mostram, diariamente, que vender não basta mais. É preciso ir muito além.

Então, a ideia é que a indústria acompanhe todo o processo que envolve a venda, os leads e os seus clientes. Além disso, é o marketing de relacionamento que vai fidelizar os seus clientes e fazer com que eles confiem na sua marca.

Dessa maneira, a importância dessa ferramenta é a conquista de resultados a longo prazo para a sua indústria.

*Esse‌ ‌artigo‌ ‌foi‌ ‌escrito‌ ‌por‌ ‌Beatriz‌ ‌Barros,‌ ‌Criadora‌ ‌de‌ ‌Conteúdo‌ ‌do‌ ‌‌Soluções‌ ‌Industriais‌.‌