Santander lança segunda edição do programa Coders

Programa que busca preparar profissionais para o futuro, teve 36 mil inscritos em 2019

O Santander Universidades lança no mês de abril a segunda edição de seu programa Coders. Criado no ano passado, o programa busca pessoas interessadas em tecnologia, programação e profissões do futuro e traz uma peculiaridade: não exige formação universitária, nem atuação em áreas específicas. Ou seja, não é preciso ser programador para participar. Em parceria com a Digital House, que fornecerá a metodologia de aulas remotas e os professores, o Coders prevê dois módulos distintos: Web Full Stack Java e Desenvolvimento Mobile. No ano passado, o módulo oferecido foi Desenvolvedores web full stack node.

“Ficamos surpresos com a edição do ano passado, quando mais de 36 mil pessoas se inscreveram. Isso nos levou a criar dois programas para 2020, dobrando o número de contemplados e diversificando a atuação. Além de alcançar mais pessoas, também temos a chance de trazer mais diversidade nos perfis”, analisa Nicolás Vergara, Head do Santander Universidades.

Para o programa Java, as inscrições estão previstas no período entre 13 de abril e 17 de maio. Os interessados precisam passar pelas seguintes etapas: inscrição; teste de lógica; curso introdutório online; apuração; entrevista e matrícula. Serão 240 contemplados, divididos em seis turmas e com 210 horas de aulas. Nesse programa, os alunos aprenderão a desenvolver sites e sistemas web utilizando linguagens de programação como HTML, CSS3, Angular, Java, Javascript e React, entre outras. Também aprenderão a trabalhar em equipe utilizando a metodologia ágil. As inscrições devem ser feitas neste endereço.

Já para o segundo programa, Desenvolvimento Mobile, as inscrições acontecerão entre 25 de maio e 28 de junho. As etapas são as mesmas e vão das inscrições à matrícula. Nesse programa, os alunos aprenderão a desenvolver aplicações móveis (aplicativos) estáveis, funcionais e atrativas utilizando ferramentas e metodologias atuais do mercado de trabalho. Serão 395 horas/aula e o programa prevê duas turmas: uma para programação para o sistema IOS e outra de desenvolvimento para o sistema Android. Nesse caso, serão 80 vagas para o sistema IOS e 160 para Android, totalizando 240 contemplados. As inscrições podem ser feitas neste site.

“Apoiamos a causa que a tecnologia pode mudar a vida das pessoas, e com o programa Coders em parceria com o Santander, vamos apoiar jovens e adultos a se tornarem programadores desde o início, contribuindo para as carreiras do futuro”, destaca Guilherme Franco, CEO da Digital House Brasil.

Além de terem acesso a um curso moderno e com instrumental que possibilita atuação no mercado, o Coders traz outro grande atrativo: a área de Recursos Humanos do Santander vai atuar selecionando participantes que tiverem um desempenho destacado. “Programadores estão entre as profissões mais requisitados pelas empresas hoje e no Santander não é diferente. Poder acompanhar esses participantes desde o início e entender o alinhamento com nossa cultura é uma oportunidade excelente para nós”, diz Marcele Correia, da área de Recursos Humanos.

Para o diretor de tecnologia da informação, Marino Aguiar, um programa como o Coders gera um efeito em cascata que é benéfico para toda a sociedade. “Se estamos falando em futuro, a programação é uma linguagem obrigatória. Ao oferecermos um programa de alta qualidade, todos se beneficiam”, acrescenta o executivo.

Serviço

Programa Java
Inscrições: 13/4 a 17/5
Vagas: 240
Horas/aula: 210

Programa Desenvolvimento Mobile
Inscrições: 25/5 a 28/6
Vagas: 240
Horas/aula: 395