AIDA promoveu seminário “Covid e Desafios ao Direito do Seguro”

Mariana Ferraz e Sergio Ruy Barroso de Mello trocaram informações sobre as medidas provisórias adotadas pelo Governo Estadual e Federal, e como isso tem impactado as seguradoras

 

Aconteceu na noite desta terça-feira, 14 de abril, seminário online promovido pela AIDA Brasil sobre as dificuldades que o setor de seguros está enfrentando durante a epidemia do covid-19.

Mariana Ferraz, Presidente do GNT Linhas Financeiras, e Sergio Ruy Barroso de Mello, Presidente do GNT Responsabilidade Civil e Seguro, trocaram informações sobre as medidas provisórias adotadas pelo Governo Estadual e Federal, e como isso tem impactado as seguradoras.

Cláusulas de Exclusão

Muitas seguradoras excluíram as cláusulas de não cobertura para epidemias e pandemias, desta forma, os segurados serão indenizados em casos de morte por covid-19. Porém, Mariana Ferraz citou que a maioria das apólices não cobrem consequências de tratamentos alternativos ou experimentais, como erro médico, visto que ainda não há tratamento para o novo coronavírus.

Mello cita que o mercado de seguros e resseguros do todo o mundo está muito próximo ao cliente. “O mercado está muito resiliente. Vários seguradores cancelaram o sistema de não cobertura automática, para aqueles casos em que o prêmio é pago de forma parcelada. O sistema foi alterado, e em outros casos a parcela foi aumentada. Isso é um ato de parceria”, diz o executivo.

Adiamento da LGPD

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que deveria entrar em vigor em agosto, deverá ser prorrogada. Projeto de Lei foi aprovado pelo Senado e deverá ser pela Câmara dos Deputados.

Mariana cita que no início do ano, cresceu a procura pelo seguro de riscos cibernéticos, e que mesmo com o possível adiamento da LGPD, a procura não diminuiu por conta do home office imposto pela pandemia. “Com o home office, as empresas ficaram muito expostas, porque as redes domésticas não tem a mesma proteção que as redes empresariais”, diz Mariana.

Ela ainda cita que é preciso ter cuidado com e-mails recebidos durante a epidemia. “Muita hackers estão se utilizando do desespero das pessoas. Eles enviam um e-mail com um título relacionado ao covid-19, para que as pessoas acessem e com isso são hackeadas”, explica a executiva.

Responsabilidade Civil Profissional

Um dos assuntos que tem causado confusão em segurados, é a cobertura por despesas de deslocamentos e horas extras durante esse período epidêmico. “É preciso olhar com cuidado. Se essa despesa não estiver, comprovadamente, no contexto da evitabilidade do risco e se esse risco não for iminente, muito provavelmente não será coberta pelo seguro”, explica Mello.

A live completa está disponível no perfil da AIDA Brasil no Facebook.