Home office aumenta engajamento de colaboradores e satisfação de clientes

Vice-Presidente de Recursos Humanos da SulAmérica abordou case da companhia em webinar da Seguro Total

“Olhar e conversar com as pessoas é fundamental neste momento que é bem diferente para todos”, disse Patrícia Coimbra, Vice-Presidente de Recursos Humanos da SulAmérica, em participação no webinar Foco Total em Você. A ação foi promovida entre os dias 06 e 10 de abril pela Revista Seguro Total com 35 participações dos mais diversos especialistas de startups, empresas de gestão, transformação digital, advocacia, corretoras e seguradoras.

Patrícia Coimbra é Vice-Presidente de Recursos Humanos da SulAmérica / Divulgação
Patrícia Coimbra é Vice-Presidente de Recursos Humanos da SulAmérica / Divulgação

A empatia foi um dos aspectos mais relevantes citados por Patrícia diante das transformações impostas pela pandemia ocasionada pelo novo coronavírus. “É necessário manter uma rotina e manter o olho no olho nos contatos com as pessoas através das conferências online, cada vez mais frequentes. Todos lidam com essa situação de diferentes formas e todos devem colaborar. Estamos aprendendo isso em nosso dia-a-dia”, citou.

A Vice-Presidente de Recursos Humanos da SulAmérica lembrou que a companhia aderiu ao sistema de trabalho home office há pelo menos cinco anos e que a mensuração dos resultados é indispensável para o sucesso nesta modalidade. “Sempre fizemos questão de avaliar os dados e notamos antes da quarentena que as pessoas que trabalhavam remotamente tinham um nível maior de retenção, maior produtividade e um NPS (Net Promoter Score) muito maior com os públicos que a companhia atua. Com isso evitamos de duas a três horas de deslocamento de nossos colaboradores. Trata-se de uma questão até mesmo de segurança”, explicou. Patrícia Coimbra ainda contou que a SulAmérica instituiu o home office para os profissionais que atuam no turno noturno. “Todo este movimento foi pensando até mesmo na continuidade e sustentabilidade do negócio, uma vez que é possível gerenciar a companhia à distância e contribuir com uma oneração menor dos sistemas – como o de transporte, por exemplo”, completou ao enfatizar a importância de sempre efetuar a conferência dos indicadores de sucesso de uma equipe.

A especialista ressaltou a importância de um bom gerenciamento e distribuição das horas em casa. “Isso é relevante não apenas para a pessoa, mas para a equipe. O quanto sabemos sobre o funcionamento de nossa casa? Quais os horários que as crianças estudam e se alimentam? Qual horário é possível ter uma maior concentração ou até mesmo fazer refeições e atividades físicas? Isso é muito sobre como as pessoas vão entender suas rotinas e de suas equipes para tentar rodar dessa forma Nada na vida acontece igual. Ajustes podem ser necessários. Temos de seguir uma certa estrutura, testar, ajustar e combinar com os colegas de trabalho. Assim, certamente, tudo acontecerá de forma mais produtiva”, acrescentou.

Patrícia Coimbra ainda abordou a necessidade de uma mudança no mindset para enxergar as oportunidades que podem surgir diante dos desafios. “Estamos muito acostumados a acreditar que o trabalho está atrelado a presença física e isso não é necessariamente absoluto. Estamos em uma nova etapa do consumo e das relações de trabalho. É preciso começar a praticar, aferir resultados e desenhar um modelo próprio. Sempre temos de buscar referências e o que funciona para nossa realidade, para os funcionários e com as ferramentas que se pode ter”, revelou. Patrícia ainda avaliou que pode ser o momento de marcar um call com um cliente que não se teria a possibilidade diante da rotina normal, por exemplo. “É possível ampliar os pontos e formas de contato com seu cliente. Uma ligação pode virar uma mensagem através de um aplicativo, uma proposta que era enviada via e-mail pode ser apresentada em vídeo, vemos também o avanço dos podcasts. A comunicação acontece de forma mais leve e ganha um destaque ainda maior. É preciso ver como isso tudo funciona para os diferentes tipos de clientes que se trabalha”, resumiu.

A executiva ainda destacou como os clientes valorizam os contatos genuínos das empresas que procuram estreitar relacionamento diante da situação. “Sempre começamos escutando, até para saber de onde vamos partir para resolver determinada demanda. Os profissionais podem se questionar em como manter ativo seu relacionamentos com os clientes. Que tipo de ajuda ele precisa e não está conseguindo? Essa é uma grande oportunidade de fortalecer e ampliar conexões. A gente não desanima ao saber que pode contar com as pessoas”, estimou.

Além de manter a rotina de atividades e trabalho é muito importante, de acordo com Patrícia Coimbra, manter contato com colegas, amigos, familiares e manter uma frequência de conversas com as outras pessoas. “Temos de ouvir as notícias, mas não o tempo todo. Como podemos aprender e conversar de forma mais leve? Essa diversidade é importante para atravessar este momento. O que vivemos é bem difícil, temos de saber disso, e contar com as pessoas como um pode ajudar o outro nesse momento”, aconselhou.

A dimensão de riscos operacionais por parte de uma companhia de seguros é indispensável. Neste sentido, a Vice-Presidente de Recursos Humanos da SulAmérica, evidenciou que a companhia sempre está atenta para fomentar a garantia da continuidade dos negócios. “Sempre temos de olhar o que acontece, referências, mudanças e como podemos nos preparar para coisas que podem ou não acontecer”.

Aos profissionais da corretagem de seguros, a executiva recomendou que incluam rotinas da metodologia agile. “O mundo é movido a dados, pois eles tornam mais ágil a tomada de decisões. É preciso pesquisar como fazer as coisas de forma simples, além de potenciais parcerias. Aprenda sempre e veja quais soluções estão disponíveis. É mais acessível trabalhar dessa forma hoje em dia: começar pequeno para depois escalonar”, encerrou ao publicizar uma série de novas funcionalidades que devem chegar aos aplicativos da SulAmérica. “Isso é muito necessário e também deve ser feito com a otimização de recursos. Adaptar o que se tem e melhorar. O momento é de criatividade e isso é importante para aprender e fazer de uma forma diferente. É preciso considerar ainda o que é importante para o perfil de clientes, além de manter os cuidados com eles”.