D’Or Talks: especialista ensina técnicas básicas de cuidado emocional

Em 2ª live sobre saúde mental, especialista mostrou que qualquer pessoa está apta a oferecer cuidado ao outro neste momento de instabilidade emocional

De acordo com a psicóloga e sócia-fundadora do Instituto Entrelaços Erika Pallottino, os chamados Primeiros Socorros Emocionais são recursos e possibilidades para cuidar de si e do outro em situações de crise. Na segunda live do D’Or Talks, série lançada pela D’Or Consultoria no YouTube, ela explicou que “neste momento, estamos dizendo sim para nossa saúde e não para a nossa liberdade temporariamente, então apresentamos uma resposta de luto”, disse.

Para lidar com isso, os PSEs têm como conceito fundamental a ideia de que qualquer pessoa pode oferecer cuidado ao outro. “Nem todos precisarão de ajuda profissional, mas todos nós precisamos de cuidado”, ela pontuou. “Basicamente, trata-se de oferecer escuta e acolhimento, seguindo o tripé: cuide de si, cuide do seu time, cuide do outro”, completou a psicóloga.

Durante a transmissão, a especialista e o psiquiatra e médico do trabalho Guilherme Malaquias responderam a diversas perguntas enviadas em tempo real pelos espectadores da live. Entre as principais dúvidas, surgiram questões sobre como identificar sintomas de que uma pessoa precisa de ajuda emocional e como encontrar válvulas de escape para evitar os sentimentos de ansiedade e angústia durante a quarentena.

Por fim, Erika deixou uma importante mensagem sobre como o termo “distanciamento social” deve ser substituído por “distanciamento físico”, e o impacto positivo dessa simples mudança em nossa resposta emocional. O vídeo completo está disponível no canal da Rede D’Or, no YouTube.

Próximo encontro acontece nesta sexta

No mesmo endereço, será possível acompanhar a próxima live, nesta sexta-feira, 17 de abril, também às 18h30min. O tema “Atividade Física Integrativa” será abordado pelo professor Daniel Sandy, profissional de Educação Física. O objetivo é mostrar recursos saudáveis para equilibrar as ações diárias, gerenciando o estresse e potencializando a mente com estratégias fáceis e altamente eficientes.

D’Or Talks é uma iniciativa da D’Or Consultoria para levar informações relevantes sobre saúde mental aos seus parceiros, clientes, colaboradores e à população em geral durante a pandemia de Covid-19. Toda semana, um especialista diferente irá participar das transmissões ao vivo. Para acompanhar, inscreva-se no canal e ative as notificações.