Plataforma apresenta medidas fiscais adotadas em cada país contra a Covid-19

Plataforma apresenta medidas fiscais adotadas em cada país contra a Covid-19

Objetivo do mapeamento da BDO é apoiar empresas durante o período de quarentena em todo o mundo

A BDO Global, uma das big 5 do setor de auditoria e consultoria, lançou uma plataforma que apresenta as principais medidas fiscais e financeiras adotadas por governos e instituições em relação à pandemia do Covid-19 em todo o mundo. O objetivo desta ferramenta é apoiar empresas e profissionais durante o período de quarentena. Ao acessar a página e clicar no mapa do país desejado, o usuário tem acesso as medidas anunciadas e às informações oficiais de cada região.

No Brasil, onde a BDO implantou um Centro de Inteligência Anticrise, são destacadas aproximadamente 20 medidas apresentadas pelo governo. Entre elas estão o “Programa de Emergência de Apoio ao Emprego”, destinado para empresas que obtiveram receita bruta anual entre R$ 360 mil e R$ 10 milhões em 2019, a redução de 50% das alíquotas da contribuição para o sistema “S”, a prorrogação para 30 de junho de 2020 do prazo da declaração fiscal do EF de 2019 para pequenas empresas tributadas pelo regime “Simples”, entre outras.

Plataforma apresenta medidas fiscais adotadas em cada país contra a Covid-19 / Divulgação
Plataforma apresenta medidas fiscais adotadas em cada país contra a Covid-19 / Divulgação

A plataforma apresenta ainda medidas adotadas no Estados Unidos, China, Argentina União Europeia, entre outros. “A BDO está presente em todo o mundo, dando suporte aos empresários neste momento de crise”, revela Hugo Amano, Sócio de Tributos da BDO. “E esta experiência internacional nos permite criar Ações e estratégias para gerenciamento de negócios em cenário de crise, analisadas conforme necessidades específicas de cada organização”.

Amano destaca a necessidade de as organizações contarem sempre com um plano de continuidade para lidar com ações de incidentes ou situações emergenciais. “É fundamental ter um plano pronto para agir mediante a uma crise. Este programa deve incluir um processo de identificação dos ativos da empresa e os processos de negócios mais críticos que possam ser comprometidos neste período”, afirma. “Ao fazer essa projeção, é preciso efetuar uma análise de impacto da continuidade de negócios”, encerra.