Plataforma das Nações Unidas mapeia soluções inovadoras conta a Covid-19

Ideia é multiplicar experiências neste momento tão importante

Um dos maiores desafios do século XXI é o combate ao Covid-19 que ao redor do mundo, só na última semana, já infectou mais de um milhão e quinhentas mil pessoas, segundo dados da Universidade de Johns Hokins e agência de notícias AFP. Diante deste cenário, o Dia Mundial da Criatividade (World Creativity Day) e o Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS) unem esforços para lançar uma plataforma de inscrições para soluções inovadoras que apoiam à resposta do Brasil à pandemia.

A partir de 21 de abril, data que se celebra o Dia Mundial da Criatividade, no site Dia Mundial da Criatividade, empresas, startups e profissionais que tenham iniciativas inovadoras nas áreas de saúde, infraestrutura de saúde, geração de renda e inclusão, lar e família podem cadastrar soluções criativas de qualquer região do país, até o dia 21 de junho.

O mapeamento será aberto e disponível gratuitamente com a intenção de acelerar a conexão e a viabilização de potenciais aquisições, compras e distribuição de produtos e serviços que ajudem no combate aos problemas causados pelo novo coronavírus.

Ele ficará disponível para acesso gratuito por governos, organizações do Sistema ONU, instituições privadas, potenciais investidores e pessoas interessadas. Os critérios de avaliação definidos nos formulários de cadastro levarão em consideração o grau de inovação das soluções inscritas. O regulamento está disponível no site.

“A inovação é um dos princípios do UNOPS, que aposta nela como uma das ferramentas para melhorar a vida das pessoas. Neste contexto de pandemia é importante conhecer e dar visibilidade a iniciativas inovadoras que trazem soluções para a crise. Por isso, apoiamos o Dia Mundial da Criatividade no Brasil, afirma Claudia Valenzuela, representante do UNOPS no Brasil.

A base de dados cadastrados na plataforma ajudará a identificar e conectar quem busca soluções, produtos ou serviços a quem pode oferecê-los, além de inspirar outras iniciativas e multiplicar as soluções neste momento tão importante. “Nós acreditamos que embora existam grandes desafios, a criatividade humana sempre poderá resolvê-los. Por isso, lançamos oficialmente a chamada aberta para soluções inovadoras de combate aos problemas causados pela pandemia do novo coronavírus com o apoio do UNOPS e fazemos uma convocação oficial aos 3 mil voluntários e a todos aqueles que acreditam no poder da criatividade e da inovação, para que mobilizem e divulguem essa chamada aberta aos potenciais fornecedores e inovadores da sua cidade. Quanto mais rápido as soluções forem mapeadas, mais rápido poderão ser implementadas e salvar vidas”, afirma Lucas Foster, idealizador do World Creativity Day.