Prevcom reúne funcionários em videoconferências sobre segurança da internet

A consultoria IT Partners realizará palestras com dicas de segurança e orientações sobre como reforçar a proteção contra as ameaças da rede


A Fundação de Previdência Complementar do Estado de São Paulo (Prevcom) reunirá seus funcionários nos dias 23 e 24/4 em videoconferências específicas sobre segurança de dados em home office. As palestras serão realizadas pela IT Partners Assessoria e Consultoria, parceira da Fundação no projeto de adequação à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e Segurança da Informação.

A entidade, que completa um mês em regime de teletrabalho, busca capacitar os colaboradores a se proteger de ataques e golpes cibernéticos durante o período em que estiverem operando em suas residências. Os especialistas da IT Partners irão detalhar o universo da internet e as zonas cinzentas da rede de onde partem as tentativas de captura de dados por meio de spam ou mensagens que simulam a comunicação de instituições conhecidas, denominadas phishing.

A maioria dos usuários conhece e navega com frequência pelas redes sociais, portais de entretenimento, serviços bancários e sites de busca. Estes canais correspondem a apenas 4% do universo da internet e estes fornecedores de conteúdo, em geral, adotam políticas e protocolos de privacidade. O objetivo da Prevcom é oferecer orientação sobre como se precaver contra ameaças eletrônicas que podem ter origem em uma área extensa que abrange 96% do sistema.

Entre as recomendações expostas nas reuniões remotas estão a utilização de ferramentas oficiais indicadas pela área de Tecnologia da Informação da instituição, cuidado redobrado com e-mails suspeitos, escaneamento periódico com antivírus, atualização de todos os aplicativos, backups constantes de arquivos na nuvem, alteração de senhas e ativação da criptografia nos equipamentos de uso pessoal.

As exposições da consultoria são parte do projeto de segurança da Informação e privacidade que visa habilitar a Fundação à certificação ISO 27.000 e servem de preparação para atender as normas da LGPD.