Contadores esclarecem como ficam benefícios ao trabalhador durante a quarentena

Profissionais podem ajudar na adaptação do relacionamento entre empresas e empregados

As novas decisões do governo sobre as relações empresas/empregados em meio à pandemia e incertezas quanto ao futuro têm gerado muitas dúvidas em toda a população. Quem pode resolver essas questões das novas medidas provisórias, legislações, tributações é o profissional da contabilidade.

Em relação aos benefícios dos trabalhadores, especialmente aqueles que não tiveram seus contratos suspensos e estão trabalhando home-office, fica estabelecido que as empresas não devem suspender o pagamento de vale-refeição, à medida que o funcionário continua cumprindo seu horário de trabalho e suas atividades. Já o vale-transporte, a empresa pode parar de pagar.

Hoje em dia, de acordo com dados do Conselho Federal de Contabilidade, são quase 515 mil profissionais no Brasil, entre contadores e técnicos em contabilidade. E neste dia 25 de abril, em meio a um cenário tumultuado e de muito trabalho e desafios para esses profissionais, comemora-se o Dia do Contador.

Acostumados a lidar com a dinâmica de constantes transformações do mercado, os contadores estão interpretando e aplicando as novas medidas publicadas pelo governo, seja no campo tributário, previdenciário, trabalhista, creditício e societário, de acordo com as características de cada empresa. “Estamos assessorando nossos clientes para as tomadas decisões mais urgentes, buscando assegurar o fluxo de caixa para que, assim, consigam honrar os compromissos essenciais, como o pagamento de salários, fornecedores e impostos”, avalia o contador Zulmir Breda, presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC).