Youse contribui na rotina dos colaboradores de home office com crianças em casa

Com 28% dos colaboradores se dividindo entre trabalho e cuidado dos filhos, insurtech adota medidas para facilitar o cotidiano e envia kits de colorir para os pequenos

Sabemi


Nas últimas semanas, o home office virou parte da rotina de milhares de brasileiros. Para entender melhor como seus colaboradores estão se adaptando a esse momento, a Youse realizou uma pesquisa interna. Para muitos, essa nova dinâmica de trabalho precisa, ainda, ser conciliada com a presença e o cuidado de crianças em casa. É o caso de 28% dos colaboradores.

A insurtech iniciou no dia 13 de março o home office para grupos de riscos. Na sequência, determinou o trabalho remoto para todos os colaboradores. “Fizemos uma virada rápida e em menos de 24 horas estávamos todos em casa na segunda-feira”, conta Wilson Lima, diretor de Recursos Humanos da Youse.

Pesquisa sobre os impactos da quarentena

De acordo com levantamento interno para identificar os impactos da quarentena na rotina, dos que estão com os pequenos em casa, 81% revezam os cuidados com alguém e apenas 19% cuidam sozinhos. “Nossas profissionais de recursos humanos falaram com essas pessoas para que pudéssemos entender as necessidades de cada um para combinar adaptações junto com os líderes. Por outro lado, todos os gestores foram orientados e preparados para eventuais negociações”, conta Lima.

Medidas de apoio aos colaboradores

A Youse oferece desde combinações mais práticas, como redistribuição das atividades e revisão de prazos de entregas, que podem ser combinados com o gestor livremente, até decisões como flexibilização da jornada e antecipação de férias. “O colaborador precisa dizer, por exemplo, que consegue trabalhar apenas tantas horas por dia porque o restante precisa cozinhar, cuidar das crianças etc. E o gestor precisa avaliar e calcular os impactos nas entregas e replanejar a partir disso”, explica.

O diretor reforça que esse é um processo de gestão da insurtech. “Tratamos caso a caso e a vantagem de fazer um trabalho customizado. O RH precisa estar presente, entender as dificuldades de cada um e as necessidades da área”, acrescenta. Apenas a antecipação de férias, para quem ainda completou o período necessário, é uma alternativa atrelada às recentes decisões do governo federal.

Entretenimento as crianças

Na última semana, a insurtech enviou para as casas dos colaboradores kits de desenhos para colorir, como uma forma de estimular o momento de curtir com a família. “Uma coisa que sempre fizemos, e neste período foi intensificada, é ouvir as pessoas, um a um, pois neste momento é ainda mais relevante cuidar das pessoas, e cuidar de forma personalizada se possível. A ação que serve para um, pode não servir para o outro, e ouvindo cada uma das pessoas, conseguimos fazer ações de forma customizada, elas em sua maioria são simples, com baixo ou nenhum custo”, diz Lima.

Desafios do home office

Para o home office, ele explica que foi preciso adotar as melhores práticas. “Fizemos uma comunicação em tempo hábil, programamos uma agenda ordenada para entrega dos equipamentos móveis. Também liberamos cadeiras ergonômicas e monitores para aqueles que precisam”, conta Lima.

Além disso, a Youse manteve as reuniões e rituais de time on-line, realiza lives para os colaboradores e estimula que o tradicional ‘happy hour’ de quinta-feira continue virtualmente, mas também houve pausas neste home office, estimulando as pessoas a ficar um pouco longe das telas, vide o grande número de reuniões virtuais que vem ocorrendo.

Há, ainda, outros benefícios como auxílio internet, antecipação do 13º do vale-alimentação e incentivo ao consumo de produtores pequenos e locais, suspensão de possíveis desligamentos, prorrogação do convênio médico aos desligados de 2020, apoio a instituições de idosos e ampliação gratuita do seguro de vida aos clientes para eventuais sinistros causados pela pandemia.

#ModoCasa

O incentivo para aproveitar a família, inclusive, está presente na nova campanha da Youse #ModoCasa que convida todos os públicos a redescobrir o que a casa tem de bom. Para contribuir com a ativação desse modo, a nova campanha oferece uma série de benefícios para clientes e não clientes, como descontos em serviços de outras marcas e conteúdos relevantes para contribuir com período de quarentena. Clique aqui e acesse para saber mais.