É hora de refletir

Mais uma vez deparamo-nos com a imprevisibilidade que permeia a existência da vida. Aqui, vivos, contamos com apenas uma certeza. Independente de gênero, raça, orientação, credo ou status social, estamos todos diante de um problema em comum.

Momentos assim pedem lucidez. Pedem diálogo. Pedem compreensão.

Situações como a que vivemos com a pandemia de coronavírus certamente podem assustar, mas precisamos seguir com a certeza de que sairemos ainda mais fortes após essa crise. As palavras ‘difícil’ e ‘impossível’ devem ser riscadas de nossos dicionários e cabe a cada um de nós fazer a sua parte para reverter este problema. Chega a ser batido, mas a velha máxima de que “unidos somos mais fortes” continua valendo, mais uma vez.

É tempo de refletir. O que temos feito por nossos semelhantes? Refiro-me a coisas simples como uma videochamada para alguém que está longe, uma ligação para aquele amigo que há muito não conversamos, um “eu te amo” – talvez há muito tempo não dito para quem amamos.

Se por um lado o egoísmo de alguns pode impressionar sempre devemos confiar que a maioria de nós escolherá promover o bem. Os episódios das últimas semanas demonstraram que a força do coletivo sempre se sobressai diante das intempéries.

É impossível também não fazer uma alusão com o segmento de seguros, ao qual esta publicação é dedicada, por exemplo. São humanos que somam esforços para conter os eventuais danos de seus semelhantes.

As estimativas iniciais indicam que o surto de Covid-19 custará US$ 320 bilhões em perdas comerciais por trimestre, mas os impactos da doença ainda são desconhecidos. No entanto, certamente teremos grandes lições quando tudo isso acabar. Trata-se de um episódio para guardarmos em nossas memórias e fiscalizarmos, cada vez mais, a validação de importantes projetos que promovam o pleno desenvolvimento de nosso amado País para que todos possam ter uma vida muito mais digna, livre e justa.

Veja mais reportagens como essa na Revista Seguro Total: