Aon dá dicas para lidar com os negócios durante a pandemia

Evento desta terça-feira, reuniu especialistas da Companhia para compartilhar experiências e orientar parceiros e clientes

A AON realizou, nesta terça-feira, 5 de maio, encontro online sobre os impactos da pandemia na gestão da empresa e dos negócios. O evento, que teve duração de cerca de 1 hora, reuniou executivos da Companhia e abordou os desafios enfrentados por cada setor.

Antes da pandemia do covid-19, a Aon realizou uma pesquisa com mais de 2.600 empresas, para saber quais eram as preocupações delas naquele momento. Em primeiro lugar, ficou a desaceleração da economia, um dos principais medos das empresas, com o decreto de fechamento de comércios no mundo e aumento no número de desempregados. A interrupção de negócios e o fluxo de caixa são, respectivamente, as preocupações das empresas antes da pandemia.

Para Alexandre Jardim, Diretor Property & Casualty da Aon Brasil, “a manutenção da gestão de continuidade dos negócios é fundamental para que a empresa consiga se manter durante o período de quarentena ou mesmo de home office”.

Impacto na Interrupção dos negócios

Ainda foi abordado os impactos da interrupção dos negócios. O aumento de roubos e furtos nas empresas, devido a redução ou paralização, a falta de manutenção como limpeza, desinfecção, e a perda de receita pela ordem de fechamento dos locais, redução da atividade comercial ou mesmo a mudança de hábito da população são as maiores preocupações vividas durante o período de quarentena e isolamento social.

Riscos cibernéticos

Outro aumento de risco registrado é o cibernético. O trabalho em home office, muitas vezes, feito as pressas, sem planejamento, não possibilitou a preparação do sistema para que fosse mais seguro o trabalho remoto. Mauricio Bandeira, Gerente de Linhas Financeiras da Aon Brasil, ainda disse que a falta de cuidados com login e senhas ajuda na falta de proteção.

Ele ainda explica algumas formas de ataques que tem sido feito, como envio de e-mails, aparentemente, profissionais com links para o roubo de dados. A dica que é se atentar ao básico, identificar, tratar e mensurar o risco. O colaborador é a primeira linha de defesa, além de ser o elo mais fraco. Orientar a usar a VPN da empresa, que é mais segura, criar um recipiente que pode ser acessado mais facilmente.

Comunicação Eficiente

A principal dica foi a comunicação. Comunicar ao colaborador os processos da empresa, bem como, orientar como ter mais segurança com os dados ao manuseá-los fora do ambiente de trabalho. Não deixar a mostra nenhum dado que possa ser roubado por terceiros.

Falar com o corretor parceiro sobre as medidas adotadas nesse momento e também orientar em como ele pode lidar com essas mudanças no seu trabalho.

E, avaliar constantemente os impactos sofridos e pensar em novas estratégias, manter sempre a equipe de crises em contato. Avaliar a aplicação de politicas e procedimentos, tecnologia, educação, vigilância e conscientização dos seus colaboradores e parceiros.