GBOEX aborda a terapia floral no período de distanciamento social

Terapia é uma das 29 Práticas Integrativas e Complementares aprovadas pelo Ministério da Saúde e, pode ser opção para o Dia das Mães deste ano

A celebração do Dia das Mães deste ano traz particularidades nos encontros com os filhos, que, em sua maioria, acontecerão de forma virtual em função da necessidade de distanciamento social.

A nova realidade requer equilíbrio emocional e apoio para que se siga em harmonia com a saúde física e a mental. O GBOEX convidou a especialista Rose Vieira para explicar sobre a Terapia Floral como um método de cuidado para este período. A terapia é uma das 29 Práticas Integrativas e Complementares (PICs) aprovadas pelo Ministério da Saúde e disponibilizadas à população pelo Sistema Único de Saúde (SUS), desde agosto de 2019.

“Os florais agem por ressonância, tal como quando ouvimos uma música. Essas ondas inundam nossa alma com emoções e informações de saberes já existentes sobre nós mesmos”, explica a terapeuta floral.

Ainda de acordo com Rose, a partir disso, as pessoas têm a tendência a ter ideias e vislumbrar a força que precisa para sair de determinada situação negativa. “No entanto, trata-se de um processo, pois isso não se resolve apenas tomando floral ou fazendo qualquer outro tipo de prática. Isso nos amplia a consciência, guiando-nos para um processo de autoconhecimento, e, por ser complementar, ela se junta a qualquer outro tipo de tratamento – psicológico, alopático, entre outros – fortalecendo a pessoa na busca da consciência maior de si mesmo”, elucida Rose.

A Terapia Floral foi sistematizada pelo médico inglês Edward Bach na década de 1930 e, segundo a especialista, os benefícios do uso das essências florais são individuais. “Por isso, também é importante a presença do terapeuta floral. Com uma escuta atenta, respeitosa e sem julgamentos, ele acompanha a pessoa na lapidação de seu ser. Sempre tendo como premissa que a cura não pode ser mais dolorosa do que a dor sentida”, esclarece.

O acompanhamento do profissional envolve também a indicação da fórmula mais adequada para a situação apresentada e o acompanhamento da ação dos florais.

Rose relata que, neste período de isolamento, tem identificado, nos atendimentos, as questões do medo, da angústia e da sensação de falta de controle. Ela recomenda a concentração na respiração, meditação e atividades físicas dentro de casa. “Registre aquilo que incomoda, escreva, pinte e desenhe. Tudo para acessar um nível mais profundo da alma. A nossa sabedoria interna”, diz. Para quem deseja tomar um floral, ela orienta a procura de um profissional.

A terapeuta ainda incentiva que os filhos liguem para as mães, façam brincadeiras e afirmem, “com a voz moldada pelo sorriso, que tudo vai passar. No Dia das Mães, esteja junto de maneira positiva, real e empática. Ela não precisa mais do que isso para confiar no futuro e estar feliz”, conclui.