3 vantagens do Lucro Presumido

Venha descobrir neste post sobre os maiores benefícios e vantagens do Lucro Presumido em comparação com o Simples Nacional e Lucro Real

Você já ouviu falar ou conhece alguma empresa que opta pelo Lucro Presumido? Por sua vez, ele é um dos regimes de tributação mais antigos e utilizado por milhares de empreendedores.

Ele foi criado em 1943, e tem como proposta otimizar o cálculo dos impostos e a declaração dos empresários brasileiros.

Antes da criação do regime do Simples Nacional, o Lucro Presumido era o mais utilizado. No entanto, por ser um regime que exige maior cuidado e atenção dos empreendedores, ele deixou de ser a primeira opção dos empreendedores.

Mas o que muitas pessoas não sabem é que o Lucro Presumido por ser SIM mais rentável do que o Simples Nacional. Graças as suas vantagens e benefícios, é possível ter uma menor carga tributária optando pelo Lucro Presumido, do que por outros regimes.

E neste post nós vamos explicar sobre as maiores vantagens e benefícios em optar por esse regime. Quer saber mais sobre tudo isso? Então não deixe de nos acompanhar neste post!

1- Facilidade nos cálculos

Muitos empreendedores que optam pelo Simples Nacional acreditam que a vantagem dele ser unificado pode gerar mais facilidade nos cálculos.

No entanto, se você trabalha com resina epóxi, por exemplo, os tributos do  Simples Nacional são variados pelo faturamento bruto da empresa, já o Lucro Presumido é fixo e varia apenas de acordo com o setor de atuação.

Ou seja, é possível garantir a sua quantidade de impostos e ter mais planejamento quanto aos valores a recolher, e assim, a empresa pode gerir de melhor forma a parte financeira.

Não são necessários muitos cálculos na hora de elaborar o recolhimento, ao contrário do Simples, que é necessário ainda mais atenção ao faturamento e ao imposto.

2- Abrange diversos segmentos e portes

Outra das maiores vantagens do Lucro Presumido é que este regime abrange uma gama muito diversificada de segmentos.

Para entender melhor, imagine que você tenha uma empresa de soleira de mármore, por exemplo: Optando por outro regime, será necessário verificar com seu contador especializado se esse segmento está disponível e, muita das vezes a adesão pelo regime nem será aceita.

No Simples Nacional, por exemplo, o faturamento bruto máximo para permanecer no regime é de de até R$4,8 milhões por ano, e há muitas atividades que não podem aderir.

No entanto, o limite máximo do Lucro Presumido é possível ter mais liberdade e facilidade para permanecer no regime.

3- Trabalha com presunção de lucro

Mais uma vantagem do Lucro Presumido é que esse regime de tributação leva em consideração uma presunção do lucro de determinada atividade para realizar os cálculos de impostos.

Ou seja, se você tem uma empresa que vende isolador de pino polimérico 15kv, e obter um faturamento acima do que está estipulado dentro do regime em relação ao seu ramo de atuação, a empresa terá menos impostos, o que se resulta em vantagem tributária!

Além disso, vale destacar que essa forma de cálculo é mais simples do que o regime de tributação do Lucro Real, onde as operações são mais complexas e variáveis. Algumas alíquotas como a do PIS e Cofins são menores do que a do Lucro Real.

Agora que você já sabe sobre quais são as maiores vantagens do Lucro Presumido, não se esqueça de contar com o auxílio de um profissional contábil! E aí, gostou do nosso post?

*Este artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.