Lucro Real: 3 maiores vantagens

Venha descobrir neste post sobre os maiores benefícios e vantagens do Lucro Real

Você já ouviu falar em Lucro Real? Apesar de que muitos empreendedores encaram esse regime de tributação como o mais complexo dos regimes, ele pode trazer uma série de vantagens, se aplicado da melhor forma dentro de uma organização.

O Lucro Real é um regime tributário obrigatório para as empresas que possuem o seu faturamento bruto acima de R$78 milhões por ano.

Além dele, outros regimes de tributação como o Simples Nacional ou o Lucro Presumido também possuem características diferenciadas, e neste post nós vamos analisar cada uma e mostrar porque o Lucro Real pode ser tão benéfico em sua empresa.

De fato, para uma empresa no início da sua carreira, o Lucro Real pode exigir um maior planejamento e ter mais complexidade nos cálculos. No entanto, isso não significa que ele não pode acarretar em uma baixa carga tributária!

Se sua empresa trabalha com produtos como a broca de aço rápido, por exemplo, é importante analisar a área em que atua, o porte da empresa, e também o auxílio de um profissional contábil antes de tomar decisões precipitadas sobre o regime a escolher.

E por isso nós iremos te explicar sobre quais as maiores vantagens do regime do Lucro Real. Continue nos acompanhando para mais informações!

1- Impostos mais justos

Uma das vantagens mais visíveis do Lucro Real é que esse regime de tributação tem uma forma de recolhimento mais justa do que em outros regimes.

No regime do Simples Nacional, por exemplo, a tributação é definida pelo faturamento bruto da empresa, ou seja, independente se a empresa obter lucros ou não, ela deve pagar os impostos.

No Lucro Presumido, a situação se torna ainda mais complexa. Os impostos são calculados com base na projeção da determinada atividade.

Ou seja, um escritório de contabilidade terá impostos diferentes de uma empresa que fornece caixa de contenção de água, pelo simples fato de atuarem em setores diferentes, por exemplo.

No entanto, no Lucro Real, a tributação irá de acordo com o lucro líquido da empresa. Isso significa que, se ela não obter lucros no período, ela também não deverá realizar o recolhimento dos impostos!

2- Mais liberdade para planejar

Outra das vantagens do Lucro Real é que, se o empreendedor quiser se planejar e contar com a ajuda profissional de um contador, ele pode ter a liberdade de conseguir ter uma carga tributária menor do que em outros regimes.

Ou seja, isso significa que, por meio do regime do Lucro Real, é possível realizar a utilização de dezenas de formas de planejamento tributário.

Enquanto o Simples Nacional e o Lucro Presumido são mais limitados, o Lucro Real é o regime preferido de empresas que podem ter mais atenção ao planejamento e estratégias tributárias.

3- Mais segurança

Se você é dono do próprio negócio, então compreende que, muita das vezes, há fases com prejuízos e dificuldades financeiras.

Por isso, com o regime do Lucro Real, tudo isso se torna mais seguro para que a empresa possa continuar exercendo as suas atividades profissionais sem impedimentos.

Se sua organização vende produtos como carroceria de madeira, e sofre por impactos externos, então a baixa carga tributária pode auxiliar o empreendedor a enfrentar os desafios e se desenvolver de maneira sustentável! E aí, o que achou do nosso conteúdo? Conta pra gente!

*Este artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.