Quarentena requer cuidados com segurança redobrados

Além de cuidados com a saúde, em época de quarentena é preciso cuidar da segurança e isso inclui residências, comércios e veículos

A taxa de crimes e furtos nas ruas diminuiu exponencialmente durante o isolamento social. Mas, os assaltos e roubos a residências, empresas e veículos obteve um índice elevado.

Em muitos centros comerciais as ruas estão praticamente desertas, um atrativo para o arrombamento e furto nestes locais. A Polícia Militar tem tido um trabalho redobrado para garantir a segurança e preservação destes estabelecimentos.

Porém, todos os cidadãos precisam se atentar a segurança de seus bens. Uma pesquisa realizada pelo site Smartia aponta um aumento de 7,65% de veículos roubados/furtados na segunda quinzena de março, mesmo com a quarentena.

Assim sendo, especialistas reforçam a importância de garantir a segurança de seus bens nessa época. Confira algumas dicas!

Reprodução
Reprodução
  1. Residências

É claro que deve haver um tipo de medida a ser tomada para a necessidade que cada residência possa exigir. Existem medidas de proteção diferentes se você morar em um apartamento ou se residir em uma casa. 

Qualquer ação que busque deixar o local em que mora mais protegido é válida, inclusive durante a quarentena.

Algumas dicas são essenciais para colocar em prática, de forma com que você se sinta mais seguro e menos vulnerável até a quarentena passar, como:

  • Deixar as portas e portões trancados, tanto durante o dia quanto à noite.
  • Em locais mais escuros da sua casa, procure deixar bem iluminado.
  • Antes de abrir a porta para um desconhecido, identifique quem está chamando.
  • Se em sua casa e/ou estabelecimento tiver alarme, deixe-o ligado a todo momento.
  • Ao sair de casa com o carro, antes de abrir o portão, verifique se há alguma movimentação suspeita. Se houver, acione a Polícia Militar (190).
Reprodução
Reprodução
  1. Veículos

Outro ponto importante a ser considerado é sobre o roubo de veículos. De acordo com algumas pesquisas realizadas, esse crime tem aumentado durante a quarentena, mesmo com a baixa presença nas ruas. 

Caminhoneiros e motoristas de ônibus que ainda estão em circulação também entram nessa lista. Para isolar qualquer prejuízo financeiro, especialmente para trabalhadores que não deixaram de exercer sua profissão durante a pandemia do novo coronavírus e utilizam seus veículos, é contar com a proteção de uma das seguradoras mais confiáveis para contratar o seguro auto.

Além da atenção com os furtos, muitos carros não estão sendo utilizados, o que requer uma atenção especial quanto a sua manutenção.

Alguns detalhes devem ser verificados para que não haja prejuízo quando tudo voltar ao normal, como:

  • Bateria.
  • Pneus.
  • Lubrificação do motor e câmbio.
  • Cheiro de mofo na cabine.
  • Gasolina apodrecida.

Esses e outros demais pontos, se verificados, garantirão a integridade e disposição do seu veículo para o seu uso comum.

 

  1. Comércio

Durante este período de isolamento, vários proprietários de comércio têm buscado soluções para manter os seus comércios longe da atenção de assaltantes. Seja por monitoramento de câmeras 24 horas ou por contratação de vigilantes, o objetivo é o mesmo, manter o local seguro.

Assim como nas residências, é importante verificar se as portas estão devidamente trancadas, principalmente nesta época de quarentena, em que na maioria das cidades brasileiras os centros comerciais estão desativados, como objetivo de evitar maiores aglomerações. Além disso, contar com dispositivos de segurança é muito importante. 

Algumas dicas também valem a pena ser consideradas, como:

  • Não deixar quantias de dinheiro significativas no caixa.
  • Procure saber como está o movimento ao redor do seu comércio, principalmente em lugares mais desertos.
  • Escolha um ou dois dias da semana para ir até a sua empresa/comércio verificar se houve alguma alteração.

Na ocorrência de qualquer eventualidade negativa, entre em contato imediatamente com a polícia e não haja por conta própria.

*Artigo produzido por Andreia Silveira, editora no SeguroAuto.org.