Inteligência artificial facilita a venda de seguros de vida

Tecnologia permite cotação e contratação online de seguros por meio de aplicativos como WhatsApp e Facebook Messenger

O mercado de seguros começa a dar sinais mais claros de como o setor está se comportando diante dos desafios impostos pelo coronavírus e como será a retomada do segmento pós-pandemia. Um estudo da consultoria Bain & Company aponta que o seguro de vida está no pelotão de frente dos que tiveram aumento no  volume de demanda e que devem se manter em alta no longo prazo. O retrato atual sinaliza ainda que a procura online por seguro de vida “se mantém em alta”, enquanto os seguros de automóvel, residência, moto e saúde caíram entre 25% e 43%, entre os dias 30 de março e 3 de abril, quando comparados ao mesmo período de 2019.

Com conceito inovador, a catarinense O2OBOTS, primeira Insurtech brasileira focada no empoderamento dos canais de distribuição de seguros do país, desenvolveu uma plataforma de inteligência artificial para melhorar a experiência das pessoas e facilitar a compra de seguros online, por meio de aplicativos de comunicação populares como o WhatsApp e Facebook Messenger. De acordo com Leonardo Rochadel, CEO da O2OBOTS, a solução foi desenvolvida com o propósito de empoderar os canais de distribuição de seguros e levar comodidade ao cidadão que tem interesse em contratar um seguro e que espera uma jornada mais rápida e fácil para também contratar online.

“O atendimento consultivo é sempre realizado pelas corretoras de seguros credenciadas pela Seguradora e integradas na plataforma de inteligência artificial. A ideia é usar o WhatsApp para levar seguros massificados à população de forma fácil de entender e rápida de contratar”, afirma Rochadel.

A maturidade da plataforma permitiu à O2OBOTS desenvolver produtos com as seguradoras, combinando coberturas e redesenhando a jornada de compra sob-medida. O primeiro desafio foi concluído em agosto de 2019, junto à Previsul Seguradora, controlada pela holding francesa CNP Assurances e a Caixa Seguradora.

A ferramenta oportuniza aos corretores de seguros da Previsul mais uma opção de negócio, entregando mais comodidade para aqueles que desejam uma cobertura de seguros, mesmo diante do isolamento social.

A entrega dessa ferramenta está alinhada com o posicionamento da Previsul: ser a seguradora digital do corretor. “Há alguns anos, a Previsul vem crescendo na entrega de ferramentas digitais. Somos uma empresa centenária que vem se antecipando aos movimentos de mercado e entendemos que entregar uma solução de venda por meio do WhatsApp ao corretor é uma forma de reforçar nossa parceria e confiança no trabalho deste profissional”, afirma Renato Pedroso, presidente da Previsul, explicando que, quando a inteligência artificial  não consegue efetivar a venda online, a oportunidade qualificada é repassada para um corretor Previsul.

Thiago Henrique Soares, diretor técnico da companhia, foi o responsável pelo desenho do produto e liderou os times que ajustaram os sistemas e os modelos de negócios da Previsul. “Esta ferramenta de venda online de seguro de vida individual é um diferencial no mercado. Enquanto outros players do setor necessitam realizar de 10 a 20 questões para realizar uma cotação, nós criamos uma experiência que entrega a cotação com uma única pergunta: a data de nascimento. Respondendo  esta pergunta, o proponente já recebe sua cotação para escolher qual o valor do capital segurado e prêmio mensal melhor se adequam às suas necessidades”, aponta.

Todo o processo de contratação leva menos de três minutos com o Facebook Messenger e menos de quatro minutos com o WhatsApp e pode ser feito de forma 100% digital, visto que o contrato é enviado por e-mail e, após assinado digitalmente, o segurado também pode acessar as informações do seguro contratado pelo Portal do Segurado. “Há alguns anos, esta operação completa podia levar cerca de 30 dias para ser concluída”, ressalta Soares.