Empresa líder em micromobilidade na América Latina com patrocínio do Itaú Unibanco fez um levantamento para identificar o perfil dos ciclistas que usam as bikes durante a pandemia
O distanciamento social por conta do Covid-19 vem transformando a forma como as pessoas trabalham, se relacionam e, se locomovem, quando não têm a opção de ficar em casa. Um levantamento realizado pela Tembici, empresa líder de micromobilidade na América Latina, identificou alguns comportamentos sobre o perfil dos seus usuários que precisam utilizar as bikes compartilhadas para realizar os deslocamentos pela cidade durante o isolamento social: mais de 45% também optam pela bike como prevenção ao novo coronavírus.
Em todas as cidades de atuação da empresa, como São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Porto Alegre e Salvador foi constatado que 54% utilizam a bike para ir e voltar do trabalho e, em média, 90% dos usuários pretendem continuar utilizando as laranjinhas ao término da quarentena. Esses dados demonstram que as pessoas confiam na bike como uma forma segura de deslocamento e comprova que as laranjinhas estão disponíveis para os profissionais essenciais. “Cada vez mais, os brasileiros enxergam as bicicletas como uma alternativa de transporte. Com a pandemia, as bikes se provaram ainda mais funcionais, pois além de ser um meio de transporte sustentável e com um custo acessível, ela ainda permite que as pessoas evitem transportes coletivos”, diz Tomás Martins, CEO da Tembici. ” Após a pandemia, esse comportamento de prevenção vai se acentuar e nossa operação está preparada para a retomada, já que reforçamos todos os procedimentos de higienização das bicicletas e estações”, complementa o executivo.
O estudo ainda apontou que em média 16% dos usuários que estão utilizando as laranjinhas em todas as praças disponíveis são profissionais da área da saúde. Isso reforça que a população está aderindo à campanha da marca de estimular a importância de todos permanecerem em casa e, assim, garantir que as bikes estejam disponíveis para esses trabalhadores essenciais que estão na linha de frente contra o coronavírus. Além disso, a iniciativa incentiva outras atividades como #VaiDeHomeOffice, #VaiCuidarDasPlantas e #VaideExercícioNaSala. Desde o início de Abril, os clientes cadastrados que não utilizarem o sistema estarão isentos da cobrança dos planos Bike Itaú.
Metodologia
O método utilizado pela Tembici, empresa líder de micromobilidade na América Latina, trata-se de uma planilha com um desenho esquemático na qual os usuários preencheram com informações como faixa etária, gênero, tipo de bicicleta, uso de bikes durante o covid-19 etc. Foram considerados os clientes ativos que pedalaram mais de duas vezes durante a crise do coronavírus entre os dias 20 e 29 de março.