Seleção de profissionais no agro gera oportunidades mesmo em meio à crise

Profissionais que tenham em seu portfólio o uso de tecnologia no setor encontram mais oportunidades

Segundo dados recentes divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no mês de abril, o Brasil teve alta nas safras de grãos nos primeiros meses do ano. Esse desempenho reflete na busca por profissionais para atuarem no setor em meio à crise. “A seleção de profissionais no agro continua, principalmente quando se fala de culturas de exportação, onde está vinculado à venda de soja e milho, principalmente para a China, Estados Unidos e países europeus”, comenta Jeffrey Abrahams, headhunter de agronegócios e sócio-gerente da FESA Group, consultoria especializada em gestão de talentos e desenvolvimento organizacional.

De acordo com o especialista, profissionais que tenham em seu portfólio o uso de tecnologia no setor encontram mais oportunidades. Ele avalia que a inclusão digital no agronegócio permite que as empresas e produtores operem de forma diferente, melhorando o desempenho e avanço do setor. Abrahams ainda comenta que os profissionais precisam ter, além do conhecimento técnico, entendimento também na área financeira, mesmo que não seja o setor de atuação, mas para compreender os fluxos de operação do setor. Além de capacidade de liderança, analítica e serenidade na tomada de decisões. Segundo o headhunter, a crise exige foco, resiliência e muita empatia com os times.

“Existe também muita substituição e partida de profissionais para outras empresas. Há muitas oportunidades de executivos na rede de insumos. E também para profissionais atuarem no campo financeiro, backoffice, vendas e barter. Outras oportunidades destacam-se nas grandes fazendas para gerentes e diretores agrícolas”, comenta Abrahams.

De acordo com Abrahams, com o efeito da pandemia, a parte de sanidade, com a rastreabilidade, passará a ser o centro das preocupações. A rastreabilidade do setor tem sido mais rigorosa nesse momento e nesse sentido, Jeffrey também identifica oportunidades de novas tecnologias entrarem no circuito. “O setor tem investido em aspectos de controle e rastreio dos produtos, isso também exige que os profissionais estejam preparados para as novas formas de operação e aumento de exigência”.

O headhunter aponta que mais contratações devem ocorrer até o final do ano no agro. “Não é que o setor do agronegócio esteja blindado nesse momento, mas algumas áreas estão operando bem. O agro é um setor que não para e que norteia positivamente os indicadores de economia do país”, conclui.