Tratamento de doenças crônicas de pele não deve ser interrompido

Dermatologistas destacam a importância das consultas e do acompanhamento médico diante da pandemia do novo coronavírus

As doenças crônicas de pele requerem atenção especial diante do novo coronavírus. A interrupção do tratamento, seja pela suspensão de medicamentos ou pela decisão do paciente em adiar o acompanhamento médico, tende a agravar sensivelmente o quadro clínico. Também em tempos de pandemia, a demora em procurar um especialista para diagnósticos precoces é outro fator que interfere na cura de doenças graves, como o câncer de pele.

Pacientes que fazem uso de medicação para doenças crônicas não devem ficar sem tratamento durante o isolamento social pelo novo coronavírus, segundo o dermatologista Dário Rosa. Na Dermatologia Unique, clínica especializada em pele com vários dermatologistas em Campinas, a frequência de pacientes em consultório caiu 30%. “Grande parte dos atendimentos era destinada a pessoas com doenças crônicas de pele, que não podem e não devem interromper os remédios e o acompanhamento de um especialista”, explica o médico.

O dermatologista afirma que, em muitos casos, a suspensão dos medicamentos, especialmente se for feita de forma abrupta, pode piorar significativamente o quadro clínico do paciente. A ingestão de alguns remédios, segundo Dário Rosa, ainda provoca efeitos colaterais que precisam ser acompanhados pelo médico responsável por meio de consultas ou de exames complementares.

Doenças graves, como o câncer de pele, têm mais chances de cura quando detectadas precocemente. “Também neste período de isolamento pelo novo coronavírus, não se deve adiar a consulta com um especialista quando aparecem manchas, pintas ou feridas que demoram a cicatrizar”, explica o dermatologista Victor Fernandes.

Nos atendimentos presenciais, lembra o médico Victor Hugo, a equipe da Unique tem redobrado os cuidados com higiene e observado os procedimentos recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Uso de máscaras, higienização constante das mãos com água e sabão ou álcool em gel, maior espaçamento nos horários das agendas de consulta são algumas medidas adotadas pela clínica durante a pandemia.

A todos os pacientes que estejam em tratamento, a recomendação dos especialistas é para que procurem o médico que os acompanham e verifiquem a possibilidade de realizar a consulta de maneira segura, com todas as providências necessárias para prevenir a infecção pelo novo coronavírus.