IRB Brasil RE e Aon lançam ferramenta que analisa exposição das seguradoras à pandemia

Tecnologia permitirá que as empresas analisem a exposição ao risco de suas carteiras de seguros de vida e habitacional

Diante das incertezas, provocadas pela pandemia de covid-19 na economia e no mercado de seguros e resseguros, o IRB Brasil RE, em parceria com a Aon Resseguros, está lançando uma ferramenta exclusiva que permitirá que as seguradoras analisem a exposição ao risco de suas carteiras de seguros de vida e habitacional e estimem tecnicamente possíveis perdas com sinistros. A análise também viabilizará formatar produtos com coberturas de pandemias sob medida, atendendo às expectativas dos segurados. O modelo é inédito no Brasil e foi adaptado para a realidade do nosso país.

“Vivemos um momento sem precedentes e desenvolver e oferecer uma modelagem sob medida para nossos clientes e segurados nos posiciona na vanguarda. Firmamos uma aliança estratégica com a Aon e formatamos uma solução exclusiva que atende às necessidades do mercado brasileiro”, afirma o presidente do Conselho de Administração e CEO interino do IRB, Antonio Cassio dos Santos, acrescentando que a novidade também estará disponível para clientes do ressegurador na Argentina.

A modelagem de risco de pandemia, como é chamada a ferramenta, é um modelo probabilístico que quantifica o impacto da pandemia nas carteiras, com significativa quantidade de informações. Para isso, foram utilizados dados de países da Ásia e Europa, atingidos pelo coronavírus antes do Brasil, devidamente ajustados à realidade da América Latina. Alimentada com dados de cada seguradora, a solução permite fazer previsões mais realistas de possíveis perdas com sinistros.

“Realizamos frequentes exercícios de modelagem de mortalidade adversa para grandes clientes. Estruturamos, junto com o IRB, uma ferramenta que permitirá dar suporte adequado às seguradoras, adaptando o modelo para atender plenamente às necessidades das carteiras de seguros de vida e habitacional de cada empresa”, explica o CEO da Aon Resseguros Brasil, Antonio Jorge Rodrigues, destacando que a empresa é líder no mercado de desenvolvimento de modelos próprios.

Maior ressegurador do Brasil, com 37% do mercado, o IRB é líder nos segmentos de seguros de vida e habitacional. Desde o início de abril, a empresa instalou um gabinete de crise, com objetivo de monitorar o setor de seguros e resseguros e estruturar ações em resposta à pandemia de covid-19. “Diariamente, analisamos o mercado e possíveis cenários na busca por soluções para dar suporte às necessidades de nossos clientes e parceiros de negócios, possibilitando um gerenciamento mais adequado e maior planejamento”, destaca a vice-presidente de Resseguros do IRB, Isabel Solano.