Direito do Trabalho e Seguridade Social debatem reflexos da pandemia

Encontro virtual terá participação do professor doutor Hélio Gustavo Alves, membro da Academia Brasileira de Direito da Seguridade Social

As Academias Brasileiras do Direito do Trabalho (ABDT) e da Seguridade Social (ABSS) promovem um encontro virtual, pela plataforma Sympla, em 19 de junho, das 9h às 17h30. Em debate, os reflexos da pandemia para as relações trabalhistas e previdenciárias, hoje e no futuro.

Sob coordenação de Marcelo Borsio – Doutor em Direito Previdenciário – e Thereza Nahas – professora e Juíza do Trabalho -, o evento é gratuito e abordará, por exemplo, o nexo causal da Medida Provisória nº 927 de 2020, redução ou suspensão de jornada, flexibilização do contrato de trabalho em tempos de covid-19, direitos fundamentais sociais em tempo de pandemia, entre outros temas.

Lançada com o objetivo de reduzir os impactos econômicos nas relações do trabalho, a MP 927 deixou brechas no entendimento quanto à responsabilidade de empresas e empregados quanto a comprovar o nexo causal do afastamento por covid-19. O famigerado artigo 29 chegou a ser objeto de julgamento do Supremo Tribunal Federal.

Na opinião de Hélio Gustavo Alves, professor doutro e membro da ABSS, haverá que se ter ponderação na aplicação prática da medida. “O melhor entendimento para se aplicar o artigo 29 da MP é garantir os direitos dos trabalhadores e os das empresas, ou seja, julgando pela não incidência tributária do FAP com os afastamentos pela covid-19, uma vez que a MP explicitamente abriu mão desta majoração por considerar os afastamentos como não ocupacionais”, avalia.

 

Serviço

I Encontro Virtual entre as Academias Brasileiras do Direito do Trabalho e da Seguridade Social
Data: 19 de junho
Horário: 9h às 17h30
Acesse aqui o link para inscrição (gratuita).