Susep diz que afirmação atribuída por jornal à Superintendente não procede

Entidade disse que a Executiva repudia as informações e que tomará medidas legais cabíveis sobre o assunto

O Jornal Extra publicou uma reportagem nesta terça-feira, 26 de maio, que repercutiu no mercado segurador. Segundo a matéria, Solange Vieira, Superintendente da Susep, não demonstrou urgências quando apresentada a previsões do Ministério da Saúde perante a crise do covid-19. Segundo o epidemiologista Júlio Croda, Solange disse: “É bom que as mortes se concentrem entre os idosos. Isso melhorará nosso desempenho econômico, pois reduzirá nosso déficit previdenciário”.

Com mais de 80 mil contaminados pelo coronavírus e quase 25 mil mortes, as entidades do mercado de seguros emitiram notas ao longo do dia, repudiando a fala da Executiva. Em nota, a Fenacor disse que, “É absolutamente inaceitável e inconcebível que seja esse o sentimento que move a pessoa que dirige a autarquia responsável por supervisionar o mercado de seguros e de previdência privada, cuja principal missão é exatamente a de proteger a vida e amparar as pessoas.

A assessoria da Susep, ao ser procurada pela Revista JRS, disse que as informações não procedem. “Reiteramos que, a convite do então ministro Luiz Henrique Mandetta, a economista esteve em março no Ministério da Saúde (MS), para contribuir com os modelos de projeção decorrente da pandemia de covid-19 utilizados por aquela pasta. Na ocasião, foram observados os cenários apresentados e seus impactos, com foco sempre na preservação de vidas”, diz.

Ainda segundo o texto, Solange repudia as análises nesse sentido. “A economista declara seu repúdio a toda e qualquer ilação que impute a alguma análise proferida juízo de valor em sentido contrário ao direito à vida e à saúde para todos, de qualquer idade, a qualquer tempo. Medidas legais cabíveis sobre o assunto estão sendo analisadas”.

 

Colaboração da Revista JRS