Empresário cria plataforma em realidade virtual em tempos de quarentena

Tecnologia virtual permite a realização de reuniões, treinamentos, aulas e visitas a imóveis de modo totalmente imersivo

Já imaginou fazer uma visita virtual por um imóvel decorado, participar de uma reunião estando em casa, ter um treinamento corporativo sem precisar estar lá ou, ainda, ter aulas online como se estivesse dentro de cada um desses ambientes, graças à tecnologia imersiva da realidade virtual (VR)? Pois o empresário Fabio Costa, CEO da Agência Casa Mais, pioneira em VR no Brasil, pensou a respeito e desenvolveu, junto à equipe da empresa, uma nova solução para Web Conferências, a plataforma Reuni.

Com o isolamento social, os encontros via internet passaram a fazer parte da rotina de muitas pessoas, exigindo, diante das telas, em casa, o mesmo tempo gasto em escritórios e em salas de aula, por exemplo. A questão é que tal mudança acabou ampliando o tempo em que ficamos sentados e, até mesmo, causando desconforto por permanecermos muitas horas centrados nas telas. Para otimizar tal experiência é que a REUNI foi desenvolvida.

Segundo Costa, o projeto começa na criação do ambiente, que pode ser em 3D ou criado a partir de fotos ou vídeos em 360°, que podem, inclusive, ser feitos pela equipe da Agência. Depois disso, são inseridas as ferramentas virtuais que são interativas e viabilizam os resultados esperados. “Nós desenvolvemos uma plataforma intuitiva e de fácil navegação, na qual todos os usuários ficam totalmente imersos em um ambiente de Realidade Virtual”, ressalta.

Após a elaboração do ambiente virtual, já com todas as funcionalidades solicitadas pelo cliente e com todos os testes feitos, a equipe instala o projeto em um óculos de realidade virtual, que é enviado para o mediador da reunião. “Essa pessoa recebe, além de um tutorial, toda a atenção da equipe Reuni, para sanar dúvidas e para utilizar todas as funcionalidades do plataforma”, afirma o CEO, quem completa que a experiência de imersão é muito mais interessante com os óculos, mas fica a critério do mediador acessar a plataforma sem o acessório, e sim instalando a plataforma.

Já para os demais participantes, a equipe do REUNI envia um link para download e instalação do software. Depois da instalação, em um Mac ou PC, o usuário precisa apenas escolher uma cor para o seu avatar em 3D e inserir o seu nome.

Dentro do ambiente virtual, ele pode se comunicar utilizando a sua voz – por meio do sistema de áudio 3D – ou via chat escrito, sempre movimentando o mouse para olhar para os outros avatares, para o mediador e para o ambiente, também com visão 360°. Caso o usuário não queira acessar via software, ele pode entrar acessando o site da plataforma com login e senha.

“Quando criamos a plataforma, entendemos que o ponto de atenção principal era fazer com que as Web Conferências proporcionem o mesmo resultado das reuniões presenciais. Para conseguirmos isso, pensamos em diversas ferramentas, como telas virtuais interativas (de televisores e telões, por exemplo), conversa via chat, blocos de notas, computadores ou tablets virtuais dentro do cenário 3D, entre outras soluções”, diz Costa.

Além dessas ferramentas, outro destaque é para o sistema de áudio 3D, que permite que os usuários entendam de qual lado vêm o som e as vozes, o que faz com que a experiência seja ainda mais lúdica e imersiva, favorecendo a concentração dos participantes. Outra funcionalidade interessante é a de gravação em vídeo, com áudio, de toda a reunião, para consulta posterior

Áreas de atuação

Atualmente, a plataforma está direcionada para quatro frentes de trabalho: reuniões, imóveis decorados, aulas educacionais e treinamentos.

Para as reuniões, é possível criar ambientes imersivos nos quais as pessoas podem conversar naturalmente e assistir apresentações e vídeos. Para visitas virtuais a imóveis decorados, o corretor pode utilizar um modelo 3D – no qual ele consegue mudar a cor das paredes, o piso e, até mesmo, escolher e movimentar objetos – ou uma foto em 360°, como pop-ups interativos. É possível, ainda, utilizar telas virtuais para passar uma apresentação do imóvel ou vídeos e fotos das áreas de uso comum do prédio, por exemplo.

Para aulas on-line, o Reuni oferece a possibilidade de montagem de uma sala de aula virtual, na qual o professor pode andar e utilizar quadros e telas interativas, tornando o ambiente mais imersivo e aprimorando a sua metodologia de ensino. Além disso, ele pode silenciar os áudios dos alunos, para seguir a sua aula sem interferências.

Por fim, a ferramenta prevê a realização de treinamentos técnicos à distância. Para que essa possibilidade fique mais clara, basta imaginar que é possível, por exemplo, treinar uma pessoa para operar um equipamento de uma fábrica sem que ela precise, efetivamente, ir até a fábrica. Esse treinamento pode ser feito, também, com o uso de vídeos em 360°, que podem ser captados pela equipe REUNI, o que permite que os colaboradores conheçam outras plantas da empresa de forma lúdica e interativa.