Demanda das empresas por crédito tem queda 23,3% em abril, aponta Serasa Experian

Busca cresce 4% entre grandes corporações, mas cai 24% entre as micro e pequenas. Serasa Experian disponibiliza iniciativas na internet para apoiar a saúde financeira dos empreendedores

As incertezas econômicas e o ambiente de baixa confiança levaram a busca das empresas por crédito ao patamar mais baixo desde 2008. Dados do Indicador Serasa Experian de Demanda das Empresas por Crédito mostram que houve uma queda de 23,3% na procura por crédito em abril, na comparação com igual mês do ano passado. Trata-se do maior recuo para os meses de abril em 12 anos de série histórica.

A comparação mensal do indicador, sem ajuste sazonal, mostra que também houve queda recorde na passagem de março para abril, com uma retração de 19,5%. Em 2020, a demanda das empresas por crédito já acumula uma queda 6,4%, levando em consideração os quatro primeiros meses do ano.

Micro e pequenas puxam queda da demanda por crédito em abril

Na análise por porte das empresas, o indicador revela que apenas as grandes corporações apresentaram aumento na demanda por crédito, com alta de 4,0% na comparação com abril do ano passado. As micro e pequenas empresas foram as que mais sentiram a retração no crédito, ao apresentarem uma queda expressiva de 24,1%. As médias empresas também diminuíram seu apetite ao crédito, com baixa de 1,1% em abril.

Na avaliação do economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, o clima de instabilidade financeira influenciou os resultados de abril, afetando diretamente as empresas de menor porte, geralmente, as mais vulneráveis. “Este momento desafiador tende a impactar mais os pequenos negócios, que têm menos condições para absorver impactos financeiros”, analisa Rabi.

Rabi ainda destaca a baixa confiança como um dos fatores que diminuíram o apetite ao crédito. “O enfraquecimento do mercado doméstico de consumo afetou o fôlego financeiro das empresas, que ficaram mais reticentes em tomarem recursos emprestados sem saber se conseguirão arcar com essa dívida a médio ou longo prazo. Medidas restritivas de circulação de pessoas tomadas recentemente e a diminuição da renda, em virtude do desemprego, são fatores que afetam a confiança do empresariado”, explica Rabi.

Dificuldades são mais sentidas por empresas do comércio

O indicador revela que houve queda generalizada em todos segmentos econômicos na busca por crédito. Empresas do comércio tiveram o recuo mais expressivo (-24,6%), seguido das que atuam no ramo de serviços (-22,7%) e da indústria (-22,0%).

Dados por região revelam que as empresas do Nordeste (-28,1%) e as do Sudeste (-25,6%) sofreram as maiores baixas na busca por crédito em abril deste ano frente igual mês de 2019. O Centro-Oeste (-19,2%), Sul (-17,7%) e Norte (-17,1%) completam o ranking entre as principais quedas.

Serasa Experian se une ao ‘Estímulo 2020’ para ajudar PMEs que buscam crédito

Preservar a saúde financeira das micro e pequenas empresas é fundamental para garantir empregos e promover a retomada da economia. Para isso, a Serasa Experian se uniu ao ‘Estímulo 2020’, um movimento nacional e sem fins lucrativos que reúne empresas de diversos setores para oferecer educação financeira e crédito on-line de forma descomplicada aos pequenos negócios que estão sofrendo os impactos econômicos do isolamento social.

A iniciativa oferece capital de giro equivalente a até um mês de faturamento das empresas, com juros de 0,33% ao mês e prazo de pagamento de até 18 meses. As empresas que pretendem se candidatar ao auxílio financeiro precisam ter pelo menos três anos de operação e faturamento anual entre R$ 360 mil e R$ 2 milhões. Além disso, é preciso completar um curso online de educação financeira ao preencher os dados cadastrais no site.

Além desta iniciativa, a Serasa Experian tem feito lives e disponibilizado dicas para apoiar a saúde financeira dos empreendedores, capacitação remota de colaboradores, gestão de pessoas à distância e segurança nas vendas para pessoas físicas e jurídicas – basta entrar no link.