3 dicas para aplicar segurança de dados na sua empresa

Descubra como é possível ter mais segurança de dados em seu negócio por meio dessas dicas

Não é novidade que as inovações tecnológicas atingem novos patamares a todos os momentos.

Ela tem um papel fundamental para as pessoas, profissionais e empresas, pois melhora a qualidade de vida, otimiza os processos e torna a comunicação mais simples e dinâmica!

No entanto, apesar de todos os benefícios que a tecnologia proporciona às nossas atividades, a sua expansão também trouxe malefícios, como a possibilidade de lidar com uma ameaça de hackers, softwares maliciosos ou até mesmo a violação e clonagem de informações importantes.

Se você tem uma empresa de locação de tendas, por exemplo, a tecnologia usada para má finalidades também pode acabar alterar arquivos e até permitir acesso remoto para que alguém invada e roube informações financeiras do seu negócio.

Ou seja, com esta nova realidade, apostar na segurança de dados é mais que crucial para todas as empresas que desejam se manter seguras e protegidas quanto a essas ameaças.

Pensando nisso, nós elaboramos este post para te mostrar algumas ações preventivas que podem ser adotadas pela sua empresa para ampliar a sua segurança de dados. Quer saber mais sobre tudo isso? Então continue nos acompanhando!

1. Faça backups regulares

A primeira dica para ter mais segurança de dados é por meio do backup. Por sua vez, ele se trata de um mecanismo que recupera informações que tenham sido apagadas por erros de hardware ou acidentes.

O backup, além de básico, é um item essencial para que sua empresa tenha segurança digital. Com ele, você consegue recuperar todos os arquivos e manter as suas informações bem protegidas.

Mas lembre-se de também definir um padrão para os backups. Esse processo deve ser feito regularmente em seu dispositivo, como forma de evitar a perda de alguma informação recente!

2. Limite a autorização de acessos

Outra dica para ter mais segurança de dados é manter um controle rígido sobre todos os arquivos que seu negócio possui em compartilhamento com outras pessoas ou empresas.

Afinal, quando um agente tem acesso à infraestrutura de TI da organização, é possível que as chances de acessar arquivos confidenciais também sejam maiores!

Portanto, é muito importante minimizar os privilégios e apenas disponibilizar acesso às informações necessárias.

Em uma empresa de seringa de insulina, cada um dos departamentos pode ter acesso a um conjunto de informações relevantes, para assim, realizarem suas atividades sem impedimentos e com o máximo de segurança.

3. Treine seus profissionais para ter segurança de dados

Por fim, foque também no treinamento da sua equipe e preze por repassá-los a importância de investir em segurança de dados.

Alguns treinamentos como os perigos de instalar softwares sem segurança, ou desinstalar um antivírus são formas de aumentar a segurança das informações da empresa!

Lembre-se também que cada departamento deve ter um treinamento personalizado. Para uma equipe de vendas que vende rachador de lenha, mostre a importância de não repassar informações sigilosas aos leads e clientes, por exemplo.

Agora que você já sabe tudo sobre como aplicar a segurança de dados em sua empresa, o que acha de começar agora a investir nesta ideia? Gostou do post?

*Este artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.