Como manter o estudo das crianças em casa durante a quarentena

Como manter o estudo das crianças em casa durante a quarentena

Diretora acadêmica da Maple Bear dá dicas para pais e alunos aproveitarem melhor as aulas, atividades e estudos à distância no período de isolamento social

Com diferentes abordagens e abrangências, o ensino à distância (EAD) e a utilização de recursos digitais na educação são movimentos que vinham ganhando força nos últimos anos. A pandemia de Covid-19 e as várias restrições sociais impostas para combatê-la mudaram radicalmente esse cenário. Agora, para manter o aprendizado, a grande maioria das escolas aderiu a um programa amplo à distância. É um momento de mudança para toda a comunidade escolar, mas dicas simples podem auxiliar muitos pais e alunos a manterem uma agenda positiva. É o que explica Cintia Sant’Anna, diretora acadêmica da Maple Bear, rede de escolas de ensino bilíngue com metodologia canadense que conta com mais de 140 unidades em operação em todo o Brasil. A rede já vinha trabalhando com alguns recursos digitais e, em março, implementou a Maple Bear Digital Learning Community, comunidade online com atividades, orientações e canais de comunicação para professores, pais e alunos.

A primeira orientação para o EAD mais efetivo é separar um espaço adequado, com móveis, materiais, iluminação e a tranquilidade necessária. “É importante criar esse entendimento de que aquele local é a nova ‘sala de aula’, ajudando a consolidar assim uma rotina e disposição de estudo”, afirma Cintia. O segundo passo é acompanhar e cumprir a agenda de atividades propostas pela escola e professores, de acordo com a série de cada aluno. Neste contexto, o papel principal dos pais é acompanhar o desempenho dos filhos. Fazer junto e/ou discutir apenas se for solicitado por alguma atividade e/ou dinâmica. “Os pais precisam entender que ali é o momento que o filho está construindo seu aprendizado e se tornando responsável por isso, já que se estimula sempre a autonomia e o protagonismo do aluno nesse processo”, explica a diretora acadêmica da Maple Bear.

No EAD, um dos recursos mais utilizados é a plataforma de videoconferência, que é um momento de interação essencial entre professores e alunos. No entanto, a gama digital é muito mais ampla e inclui ambientes virtuais para leitura e escrita (para aulas de Literatura e Redação), mapas online (Geografia), acesso a documentos históricos e tour virtual por museus (História), além de aplicativos voltados a Matemática e Ciências. Existem ainda sites para que os alunos criem seus próprios livros, para organização de portfólios de atividades escolares e os próprios portais de notícias, que subsidiam a realização de trabalhos multidisciplinares. Com isso, a leitura ganha um papel ainda mais fundamental. “Atualmente, temos algumas plataformas de leitura digitais conforme a faixa etária, algumas delas até com opções gratuitas. É uma forma de incentivar a curiosidade e iniciativa dos alunos”, disse.

Neste período, a Maple Bear já identificou algumas das principais dificuldades. Para os alunos, é direcionar um novo olhar para os recursos tecnológicos que se transformaram totalmente em sala de aula, ou seja, não são mais apenas uma ferramenta de apoio e cumprem dois papéis: recurso complementar e ligação com a escola. “Em especial para os mais novos, da educação infantil, pode ser um desafio manter a atenção durante o tempo de instrução”, ressalta Cintia. Quanto aos pais, o principal desafio é encontrar tempo para acompanhar os filhos em algumas demandas de atividades, já que eles também precisam se dividir entre cuidar dos filhos e trabalhar. No entanto, para ambos os desafios, um bom planejamento da rotina por parte dos professores e certa flexibilidade podem auxiliar tanto os alunos quanto os pais neste momento.