Vendas e estoques devem continuar em movimento para trazer estabilidade aos clientes e à economia
A pandemia de Covid-19 deixou grande parte do mundo paralisada. Mas as vendas e os estoques devem continuar em movimento para trazer estabilidade aos clientes e à economia.
Apesar das medidas restritivas em relação à atividade comercial, especialistas da Manhattan Associates, líder em soluções de tecnologia para supply chain e comércio omnichannel, acreditam que o comércio online pode ser uma ótima oportunidade para movimentar as vendas do Dia dos Namorados, comemorado no Brasil em 12 de junho.
A data comemorativa é considerada uma das maiores em faturamento e merece toda atenção do setor e comercio digital. No entanto, com a quarentena e as lojas fechadas, não há uma grande projeção de impacto na economia. Diante deste cenário, a Manhattan orgulha-se de fornecer para várias empresas soluções que são capazes de superar os desafios apresentados pelo Covid-19.
Foi pensando nisso que a Manhattan reuniu algumas dicas que podem ajudar várias empresas na hora de preparar seu e-commerce para as vendas do Dia dos Namorados e conseguir resultados satisfatórios:
Planeje-se
Planeje as etapas do processo e atente-se em fazer com que toda a sua equipe esteja alinhada com o projeto e preparada para a data. Procure dar evidência às melhores opções de produtos, atingindo assim o público de interesse.
Estoque
Mantenha seu estoque abastecido. Tenha total controle da quantidade de produtos do seu e-commerce.
Torne Pessoal
Os clientes adoram um serviço útil. Imagine a cena: um cliente está procurando um presente de dia dos namorados para sua esposa. Ele não sabe o que comprar, mas o assistente virtual pega seus detalhes e lembra o que ele comprou nos três anos anteriores. O associado também pode fazer sugestões para o presente deste ano. Não existe um modelo único para personalização, mas a chave para alcançar o modelo certo é o reconhecimento do que o cliente deseja.
Corra em frente com velocidade
Para alguns clientes, até a entrega no dia seguinte é muito lenta: 50% dos compradores on-line dizem que abandonaram uma compra devido a opções de entrega insatisfatórias, tornando a capacidade de resposta uma grande vantagem competitiva. É necessário que mesmo com a pandemia, você encontre o inventário de sua rede mais ampla – e encontre rapidamente. A agilidade multicanal é a chave para a velocidade e o sucesso.
Escadas, escadas, escadas
Independentemente de você operar exclusivamente on-line ou em blocos e pixels, seus clientes sempre exploram novos métodos de venda e entrega, do comércio social à entrega no mesmo dia. No seu caminho de apoiar esses novos métodos, há longos períodos de tempo necessários para atualizar cada sistema de venda e entrega que você opera. O que é necessário é um sistema que reduz esse prazo, centralizando as regras de negócios e os processos do sistema, mantendo seus sistemas de vendas e entrega sincronizados e ágeis o suficiente para atender à demanda dos clientes.
Capacite seu pessoal
Para todos os varejistas, datas como o Dia dos Namorados são uma oportunidade de ouro para aumentar as receitas e transformar a experiência do cliente. Mas, para oferecer aos clientes o que eles querem, quando querem, você precisa ajustar sua abordagem de atendimento ao cliente para atender às demandas do mundo multicanal em ritmo acelerado. Isso aumenta o número de exceções de pedidos multicanais e, como os agentes do seu centro de atendimento são o suporte da linha de frente para essas consultas, eles precisam ser rápidos, informados e úteis. Eles precisam de acesso imediato aos dados corporativos, como transações de clientes, disponibilidade de produtos e status de atendimento de pedidos, para operar com eficiência e eficácia.
Concentre-se no que importa
É importante abraçar todas as datas importantes e comemorativas do país e maximizar o valor de cada uma. Para fazer isso, você precisa se concentrar no que é importante: merchandising de produtos, atendimento ao cliente e lucratividade. A complexidade não deve atrapalhar a maximização do número de clientes que você pode atender.