Evento da AMMS destaca importância da saúde mental no trabalho



Foco do debate girou em torno da psicologia das emoções em prol de poder alcançar a vida emocional construtiva e importantes competências comportamentais profissionais

 

A Associação das Mulheres do Mercado de Seguros – AMMS realizou nesta quinta-feira (04 de junho) o webinar “A Importância do Equilíbrio Emocional nas Organizações”. Gratuito e aberto a todos os gêneros, o evento, que foi transmitido pelo canal da Associação no Youtube contou com as participações da psicóloga e Fundadora da Parceria Humana, Fabiana Garcia, e da administradora de empresas e head de Sourcing para América Latina da Dover Fueling Solutions, Cláudia Hallais.

O foco do debate girou em torno da psicologia das emoções em prol de poder alcançar a vida emocional construtiva e importantes competências comportamentais profissionais. Nesse contexto, as palestrantes discutiram as visões de Paul Ekman (criador dos personagens do “Divertida Mente” e apontado como um dos maiores psicólogos do século XX), Alan Wallace (um dos maiores eruditos no tema da meditação no Ocidente) e Eve Ekman (expert na expressão das emoções).

Novidades da AMMS

Na abertura, a presidente da AMMS, Margo Black, falou sobre o tema do encontro e anunciou algumas novidades que a associação está programando para os próximos meses. “Teremos mais de 10 encontros nesse modelo online. A maior novidade será a “TV Fala Mulher”. A coluna do nosso portal ganhará voz e movimento. Faço um apelo às mulheres: se associem à AMMS e venham ser protagonistas conosco”, conclamou Margo Black.

A diretora Executiva da AMMS, Márcia Ribeiro, que foi a mediadora do evento, também convocou as mulheres do mercado de seguros para participar da associação. “Acessem nosso site, se inscrevam e nos ajudem a fazer um bom trabalho”, observou.

Desenvolvimento Emocional

Logo depois, Fabiana Garcia fez um relato sobre experiências pessoais que a levaram ao autoconhecimento e ao desenvolvimento emocional nos últimos anos. “A meditação e a saúde mental eram vistos como algo mais espiritual. Contudo, hoje, a ciência mostra que isso é tão necessário quanto ir ao dentista. Seus dentes são mais importantes que sua mente? É fundamental fazer meditação e pausas, que podem começar por apenas 3 minutos. Quem o faz não se torna improdutivo nem está perdendo algo. Na verdade, está ganhando muito”, asseverou.

Ela destacou a relevância da felicidade sustentável e genuína. Segundo Fabiana Garcia, pode haver casos em que ganhadores da Mega-Sena que ficam mais deprimidos, por razões como a perda de amigos. “Onde estamos embasando a nossa felicidade? Na compra de um carro novo, na promoção no trabalho, no reconhecimento? A felicidade genuína precisa ser cultivada, assim como a sensação de bem estar e de realização pessoal”, afirmou.

Equilíbrio

Por sua vez, Cláudia Hallais disse que o equilíbrio está em voga e desperta interesse das pessoas. Frisou também que o estresse é resposta fisiológica do corpo para as pessoas se adaptarem. “O estresse é uma ferramenta de sobrevivência. É importante e necessário para crescermos, sairmos da inércia e da zona de conforto. Mas, o eustresse, de períodos curtos, leves e controláveis, que motiva nosso desenvolvimento pessoal, não pode evoluir para o distress, que prejudica nossa saúde”, alertou.

Ela citou estudo segundo o qual 65% dos trabalhadores dos EUA sofrem de estresse no trabalho. No Brasil, esse percentual chega a 69%. “As principais causas são salários inadequados, prazos apertados, pressão excessiva, mudança repentina e carga de trabalho excessiva”, listou.

Cláudia Hallais acrescentou ainda que o estresse elevado pode levar a perturbações emocionais, insônia, dor de cabeça ganho de peso, doenças cardíacas ou renais.

Além disso, advertiu que o estresse crônico é questão que precisa ser tratada no mundo corporativo, algo que não ocorre. “Essa omissão gera um alto preço. O Brasil é apenas o quarto colocado entre os países da América Latina em número de empresas que apresentam politicas de saúde mental e emocional para empregados. Ainda não viram benefícios nisso”, lamentou.

Por fim, respondendo a uma pergunta feita pela presidente da AMMS, Cláudia Hallais explicou que, neste momento da pandemia, no qual aumenta o estresse de homens e mulheres que trabalham em casa, no sistema de home office, é fundamental manter o equilibro e, principalmente, impor-se limites. “É importante ter consciência, enxergar e entender os limites que podemos suportar”, aconselhou.

No encerramento, a vice-presidente da AMMS, Simone Vizani, fez os agradecimentos e falou sobre novidades que estão sendo preparadas pela associação. “A gente vai estrear em breve o nosso podcast. Como disse a presidente, a coluna vai ganhar voz e movimento, ainda este mês. Além disso, teremos as lives, conduzidas por nossas conselheiras. Outra novidade é a TV AMMS, no Youtube. Aliás, informo que este evento vai ficar gravado. Fiquem atentas às nossas lives e, caso queiram, podem compartilhar os conteúdos. Não deixem de seguir a AMMS nas redes sociais. Estamos no Linkedin, Instagram, Facebook e Youtube”, acentuou Simone Vizani.