Tecnologia e marketing nas empresas: uma integração possível?

Descubra a influência e como funciona a integração da tecnologia com o marketing dentro dos negócios

Cada vez mais, notamos que a tecnologia e o marketing estão se unindo para solucionar os nossos problemas e melhorar a nossa qualidade de vida.

E nas empresas, a integração entre os dois conceitos pode ser o fator chave para se destacar a alcançar novos patamares.

Nos dias de hoje, para cada atividade que se pretende realizar, especialmente quando se trata de campanhas de marketing, é importante se basear nas informações e observar as tendências do mercado, e isso pode ser feito graças às inovações tecnológicas!

Se uma empresa de conexões pneumáticas, por exemplo, apostar em ferramentas como o Big Data Analytics, Inteligência Artificial (IA) e Internet das Coisas, por exemplo, ela consegue ter mais otimização em criar estratégias, descobrir o comportamento do seu público e garantir bons resultados.

Ou seja, o que antes parecia improvável, hoje em dia já pode ser considerado uma questão de prioridade para as empresas!

O marketing digital já é o esboço da integração de diversas tecnologias online integrado a estratégias para fortalecer e desenvolver a marca de maneira positiva.

E pensando em tudo isso, nós elaboramos este conteúdo para te explicar mais sobre a integração da tecnologia e do marketing dentro dos negócios. Quer saber mais sobre tudo isso? Então não deixe de nos acompanhar neste conteúdo! Vamos lá?

A tecnologia amplia o alcance das estratégias de marketing

Parece ser despercebido, mas a tecnologia já impacta o marketing de diversas formas, e uma delas é que, com ela, uma empresa consegue direcionar uma estratégia de marketing para diversos locais do mundo.

Se você tem uma empresa que fornece seringa de insulina, você pode tanto escolher em vender seus produtos em uma região específica de São Paulo, como pode abranger as vendas para todo o Brasil e para outros países ao redor do globo!

A tecnologia otimiza o relacionamento com leads e clientes

Outra influência entre a tecnologia e o marketing é a ampliação dos meios e da otimização do relacionamento entre a empresa e seus leads (potenciais clientes) e consumidores.

Enquanto há alguns anos atrás, o atendimento eficiente não era prezado pelas organizações, o que gerou insatisfações e frustrações, nos dias de hoje, ferramentas tecnológicas como o Customer Relationship Management (CRM) assumem o papel de tornar a comunicação e relacionamento o mais simples e dinâmico possível.

Assim, a experiência dos clientes é totalmente garantida. Imagine que um cliente possui dúvidas sobre o serviço de locação de tendas.

Com a utilização de um Chatbot, outra ferramenta tecnológica que transmite mensagens programadas, ele consegue sanar todos os seus questionamentos e, assim, realizar a compra em um período menor de tempo.

A tecnologia também acompanha os resultados do negócio

Por fim, com a tecnologia, uma empresa consegue mensurar todos os seus resultados e ter uma visão mais clara se as estratégias de marketing estão sendo efetivas ou não.

Por meio das análises de dados e informações, a empresa pode acompanhar dados, avaliá-los e ajustá-los sempre que necessário!

Agora que você já sabe qual a influência e como funciona a integração da tecnologia com o marketing nos negócios, o que acha de aplicar esses dois conceitos e uní-los em sua empesa? Gostou do post? Conta pra gente!

*Este artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.