Procura por serviços automotivos cresce 89% durante a pandemia



Auto elétrico, funilaria automotiva, insulfilm, higienização e polimento foram os pedidos mais solicitados no aplicativo, de acordo com o GetNinjas

O GetNinjas identificou um aumento de 89% na procura por serviços automotivos no Brasil durante a pandemia. Este foi o maior pico registrado até agora. Entre os dias 24 a 30 de maio, em comparação com os dias 8 a 14 de março, período em que o covid-19 não havia impactado diretamente o setor. O levantamento é baseado nos mais de 200 tipos de serviços oferecidos pelos 1,5 milhão de profissionais cadastrados no app.

Entre os serviços mais solicitados da categoria de Automotivos neste período, estão: auto elétrico (170,68%); funilaria automotiva (111%); higienização e polimento (68,22%); mecânica geral (23%); e insulfilm (6,67%), que apresentaram um aumento significativo.

Com o novo rodízio de veículos, que foi implementado na cidade de São Paulo e, que começou a valer no início de maio, houve uma diminuição de 1,5 milhão de carros nas ruas por dia, de acordo com a Companhia de Engenharia e Tráfego (CET). Com isso, muitas pessoas estão aproveitando o veículo parado na garagem para realizar reparos e consertos que não eram feitos por conta da correria do dia-a-dia.

Panorama da demanda de serviços por automóveis

Desde o início de março, o GetNinjas tem monitorado os impactos da pandemia no setor de serviços autônomos. A demanda por serviços de automóveis apresentou uma mudança de comportamento ao longo de março, abril e maio. Na segunda semana analisada, a procura por este serviço chegou a cair 38,37% entre os dias 22 a 28 de março (maior queda registrada). Porém, a mudança começou a partir da nona semana, entre os dias 10 a 16 de maio, quando os pedidos apontaram um crescimento de 63,50%.

Orientação

Para instruir os profissionais cadastrados, que ainda não estão acostumados com o formato de prestação online, o aplicativo criou também um guia para serviços remotos. Entre as orientações estão como realizar o serviço online, como facilitar o pagamento e, ainda, como proceder e negociar com o cliente caso seja imprescindível uma visita presencial, garantindo a segurança do profissional e do contratante.