DMCard cria SPE para emissão de até R$ 200 milhões em debêntures

Para a captação dos recursos a estruturação alcançou nota de rating BBB pela Fitch Ratings, o que significa que a operação possui boa solidez para honrar seus compromissos financeiros

A DMCard continua em forte expansão. Emitirá até R$ 200 milhões em debêntures por meio de uma operação estruturada em conjunto com a equipe do Pátria Investimentos. Em um cenário econômico, atualmente, instável, conseguir crédito reafirma a grande confiança do mercado na solidez da companhia. Para esta emissão a estrutura da SPE obteve um rating BBB atribuído pela Fitch Ratings, o que significa que detém boa qualidade de crédito e capacidade em honrar suas obrigações financeiras.

Para esta captação, o Grupo constituiu uma nova companhia, a DMCard Securitizadora S/A, tendo como sua controladora a DMCARD Cartões de Crédito S/A, tornando-se pioneira nesta forma de captação de recursos atrelados à direitos creditórios compostos por transações de cartões de créditos private label. Tharik Moura, Gerente Financeiro do Grupo DMCard explica a operação: “Securitizar créditos via SPE tornou o dia-dia da estrutura mais leve, ágil e com custos menores para a companhia, o que é essencial para os processos de Tesouraria e Planejamento Financeiro”.

Os recursos captados serão destinados para assegurar o crescimento do Grupo, seja através da prospecção de novas redes varejistas com faturamento a partir de R$ 100 milhões, como também, por meio da aquisição de carteiras de crédito de operações de varejo alimentar. Recentemente, a DMCard adquiriu a Finansinos S/A, Instituição Financeira situada no Rio Grande do Sul, e a InfoCards, processadora de cartões com sede em São Paulo.

“O Grupo DMCard continua rentável e estas aquisições demonstram que seguiremos em forte expansão”, conta Tharik Moura.

Solidez é reforçada em campanha para antecipação das vendas

Em meio a crise econômica devido à pandemia, o setor supermercadista foi surpreendido por uma campanha da DMCARD que oferece antecipação das vendas à sua rede de parceiros varejistas. A ação segue um caminho contrário a tendências do mercado que tem restringido acesso a recursos financeiros e, consequentemente, comprometendo a sustentabilidade econômica do comércio.

“Sabemos que alguns players do segmento de meios de pagamentos estão restringindo as antecipações aos seus clientes. Dada a solidez da companhia, a DMCard está disponibilizando uma grande linha de antecipação de vendas com condições extremamente competitivas, já que nosso custo de funding sofreu redução em função das novas captações, atreladas à queda da taxa de juros básica”, conta Tharik Moura, Gerente Financeiro do Grupo DMCard.