Com boas práticas é possível reduzir o risco de infecção por Covid-19
O engenheiro agrônomo e diretor científico da Nutrientes para a Vida (NPV), Valter Casarin, afirma que é possível reduzir o risco de infecções e matar o vírus que causa o coronavírus com algumas “boas práticas de manipulação e culinária”. De acordo com o especialista, é possível prevenir a Covid-19 com métodos comuns de limpeza e desinfecção.
- Lave as mãos com água morna e sabão por pelo menos 20 segundos antes de manusear e após manusear alimentos ou embalagens de alimentos. Se você não tiver água corrente, use um desinfetante autorizado para as mãos, como álcool em gel.
- Lave suas frutas e legumes em água corrente.
- Não é recomendável lavar frutas e legumes frescos com sabão, água sanitária ou outros produtos químicos. Como frutas e vegetais frescos são porosos, eles podem absorver produtos químicos que não foram projetados para serem ingeridos.
- Cozinhe o alimento até atingir a temperatura interna recomendada. O coronavírus não sobrevive às temperaturas normais de cozimento.
- Evite a contaminação cruzada entre alimentos crus e cozidos.
- Desinfete todas as superfícies que entram em contato com os alimentos.
Para Casarin, a hora das compras também requer atenção. É importante seguir algumas recomendações na hora de levar itens para dentro de casa.
- Use desinfetante para as mãos na entrada da loja, se houver.
- Traga suas próprias sacolas reutilizáveis limpas (se permitido) ou considere o uso de sacolas.
- Mantenha distância (cerca de dois metros) de outras pessoas enquanto faz compras.
- Use uma máscara em público, especialmente em locais movimentados, quando for impossível manter constantemente uma distância de 2 metros entre você e outras pessoas.
- Evite tocar em produtos que você não pretende comprar.
- Evite tocar seus olhos, nariz e boca.
- Use desinfetante para as mãos ao sair da loja, se houver.
- Lave as mãos quando chegar em casa.
- Armazene suas compras, especialmente os alimentos que precisam ser refrigerados.
- Lave as mãos após manusear alimentos ou embalagens de alimentos.
- Adotar boas práticas de manuseio e culinária
Bons hábitos e uma alimentação saudável também ajudam durante o período de pandemia. Uma escolha alimentar saudável inclui vegetais e frutas, alimentos integrais e alimentos proteicos, segundo Valter Casarin.
- Limite a ingestão de alimentos altamente processados. Se você optar por comer esse tipo de alimento, coma com menos frequência e em pequenas quantidades
- Embora seja importante ter hábitos alimentares saudáveis para ter uma boa saúde geral, nenhum alimento ou suplemento específico pode impedir o Covid-19.
- Compre alimentos que tenham uma vida útil longa para evitar que estraguem.
- Nesta pandemia de Covid-19, sua escolha de comida em casa pode ser limitada. Seja criativo usando o que você tem, incluindo sobras, para refeições e lanches.
- Encomendar comida para viagem pode parecer fácil e divertido no momento. Independentemente de você buscá-las ou entregá-las, lembre-se de que ainda é importante fazer escolhas alimentares inteligentes.
Outro alerta importante do especialista é para os pedidos em restaurantes ou redes de fast foods. “Lembre-se de que os pratos servidos lá podem não conter muitos vegetais, frutas ou grãos integrais. Eles também podem ser ricos em sódio, açúcar e gordura saturada. Muitos estabelecimentos de fast food e restaurantes oferecem pratos mais saudáveis. Verifique como eles são preparados e se as informações nutricionais estão disponíveis no site do restaurante”, esclarece Casarin.
Dicas para fazer escolhas mais saudáveis
- Beba água em vez de pedir bebidas açucaradas.
- Opte por uma refeição, metade da qual consiste em legumes ou frutas.
- Escolha opções de grãos integrais, como uma pizza feita com grãos integrais.
- Se a refeição desejada for oferecida apenas em uma porção generosa, guarde-a para mais tarde.
A Nutrientes para a Vida tem como missão melhorar a percepção da população urbana em relação às funções e os benefícios dos fertilizantes. A NPV possui visão, missão e valores análogos aos da coirmã americana, a Nutrients For Life. Sua principal missão é destacar e informar a população a respeito da relevância dos fertilizantes para o aumento da qualidade e segurança da produção alimentar, colaborando com melhores quantidades de nutrientes nos alimentos e, consequentemente, com uma melhor nutrição e saúde humana.