Especialista dá dicas para quem quer empreender em meio à quarentena

Docente da Universidade Cidade de S. Paulo avalia o cenário atual como uma oportunidade de desenvolver habilidades e novos negócios

Empreender nesse período de quarentena tem sido uma alternativa adotada por muitos brasileiros para superar o cenário atual de crise econômica. A professora Mª. Luciene Godoy, do curso de Administração da Universidade Cidade de S. Paulo (Unicid) aponta que a prática do empreendedorismo tem sido recorrente e que o momento contribui para o desenvolvimento de novas habilidades profissionais.

“Há uma mudança acontecendo com as pessoas e posicionar-se de forma a ajudar e facilitar o dia a dia é uma opção. Esse é o momento ideal para a pessoa começar a empreender, por incrível que pareça. O empreendedor não precisa propor um negócio mirabolante. Agora que estamos mais tempo em casa, diversas ideias podem surgir. As pessoas estão descobrindo novas habilidades e teremos muitas inovações pela frente. Minha dica é, observe tudo e pense o que pode ser melhorado na vida das pessoas, isso contribui para o processo criativo”, avalia.

Plano de negócios

Para empreender de modo efetivo nesse período, a especialista sugere um pensamento crítico quanto à adequação de planos de negócios, organização, criatividade, análise de boas ideias e investimento no digital.

“Os negócios de um modo geral passam e ainda passarão por mudanças. Quem já tem um negócio está aproveitando esse momento para repensá-lo, em segurança, abordagem, planos e em novas formas de divulgação. Diante disso, as estratégias digitais podem ser utilizadas para que esse negócio não caia no esquecimento. Minha dica é produzir conteúdo relevante para as pessoas, haja vista que os clientes estão distantes dos espaços físicos. Planejamento e criatividade, devem ser exploradas, inclusive virtualmente”, explica.

Redes Sociais

Luciene aponta que as redes sociais, além de contribuírem para a divulgação de serviços necessários aos consumidores, são ferramentas que podem atingir públicos específicos e potencializar a fidelização de novos clientes.

“Se você tem um petshop, pode dar dicas de banho em casa, cuidados para não deixar seu pet estressado, passar algumas receitas e dicas de alimentação saudável. Para um salão de beleza, dicas de hidratação, de cuidados com a queda de cabelo por conta do estresse, fazer tutorial ensinando a aplicar a tinta em casa, cuidados com as unhas. O massagista pode indicar movimentos simples para que as pessoas façam sozinhas em casa. Enfim, dicas úteis para esse momento e que não estejam vinculadas à compra de produtos e serviços, geram aproximação e podem ser o gatilho para gerar novos clientes”, indica.

Por fim, a administradora argumenta que para empreender, é preciso agir e querer ser relevante, com a ideia que a clientela seja estimulada a usufruir aquele determinado serviço. “O ideal é pensar em algum benefício para o público-alvo, um sorteio de serviços adicionais, uma parceria com outra empresa, ou seja, vantagens para o cliente. Esses conceitos precisam estar na mente daqueles que já empreendem ou de quem ainda quer iniciar com pequenos, médios e grandes empreendimentos. Acredito que este é um possível caminho e mentalidade que auxiliam e colaboram para o sucesso do empreendedor”, enfatiza Luciene.