Indicação é importante para acompanhar o nascimento e o desenvolvimento dos dentes, além da saúde bucal como um todo
É muito comum os pais se perguntarem quando devem levar seu filho á primeira consulta com profissional de Odontologia.
A resposta é bastante clara e, esse acompanhamento dos bebês deve ser feito pela odontopediatra logo que os dentes começam a nascer. É perceptível quando o dentinho aponta na gengiva, na maioria das vezes acompanhado de irritação, impaciência e podendo ter até febre baixa associada.
A odontopediatra Ianara Pinho explica que, as mamães podem esclarecer dúvidas sobre os primeiros cuidados, logo na gestação. Nesse período é possível conversar sobre a introdução alimentar e amamentação. “A avaliação do freio da língua, ou mais conhecido como ‘teste da linguinha’ é feita pelo fonoaudiólogo nas primeiras horas de vida, ainda na maternidade. Caso tenha alguma alteração, o especialista irá informar e encaminhar para uma reavaliação com o odontopediatra”, destaca.
Nessas primeiras consultas é orientado sobre a escovação, a alimentação, mastigação, além de outros detalhes, como os cuidados com o uso da chupeta. “É um assunto que gera muita repercussão. O uso dela pode causar danos ao posicionamento dos dentes, da língua, atrapalhar na mastigação, na fala e gerar uma série de prejuízos á criança”, lembra.
Nosso objetivo é proporcionar a prevenção de problemas bucais, em especial a doença cárie, proporcionando um sorriso saudável e estabelecer uma relação de confiança entre o Odontopediatra, a criança e sua família!