Como estão seus dias nessa pandemia? Aumenta casos de distúrbios mentais

Pesquisa realizada aponta aumento de 41,7% das pessoas apresentaram depressão, pânico, aumento nos casos de suicídio, insônia ou sono exagerado, entre outros

Tudo depende de como vemos as coisas. Tem pessoas que veem o lado bom de tudo e tem outras que permanecem lamentando e espalhando lamúrias por todo lado. Você joga em qual time? Os fatos e as notícias afligem você, causam medo, insônia, depressão, ansiedade, estresse e atrapalham sua rotina?

A última pesquisa do Ministério da Saúde, realizada em maio, aponta que 41,7% das pessoas apresentaram algum tipo de distúrbio mental como depressão, pânico, aumento nos casos de suicídio, insônia ou sono exagerado, entre outros.

A Dra. Gilmara Oliveira, biomédica e terapeuta holística, afirma que muitas pessoas tem uma tendência a se entregar ao problema seja ele qual for, e quando esse problema se resolve, logo vem outro e essa pessoa continua mergulhada em lamentações, enquanto outras estão sempre vendo o sol brilhar mesmo em meio ao caos.

“Vejam o exemplo deste cenário de pandemia que estamos vivendo: Tem gente enxergando tudo como uma situação divina para as pessoas se voltarem a Deus, buscar união, paz, fraternidade, bondade, enquanto outros estão voltados ao medo e as desgraças, somente ligados ao número de mortes anunciadas diariamente”, disse Gilmara.

A terapeuta explica, que o resumo de tudo isso está basicamente nas crenças que se formaram ao longo da vida dessa pessoa desde que ela nasceu, e precisam ser tratadas para que ela se liberte delas e possa renascer para uma nova realidade sem paradigmas danosos para seu existir.

Terapias

A terapia oferece inúmeras técnicas de abordagens que permitem que a pessoa renove sua vida e pare de viver estagnada. A hipnose clínica é uma opção fantástica para trabalhar os traumas e as fobias do passado, controlar os estados emocionais no presente para construir o futuro.

Outra abordagem intensa é a constelação familiar, uma prática considerada terapêutica que busca resolver conflitos familiares que atravessam gerações. Usada para tratar questões físicas e mentais a partir da revelação das dinâmicas ocultas de uma família.

“Por meio da Constelação Familiar é possível identificar acontecimentos que, mesmo desconhecidos, podem trazer problemas para a vida de uma pessoa que são intensificados quando acontecem situações externas como as de uma pandemia, por exemplo, explica. Por isso, a abordagem se faz tão útil nesse momento”, esclarece Gilmara.