No Dia Mundial do Refugiado, Sodexo e OIM apoiam projeto de inclusão no mercado de trabalho

Programa oferece curso de capacitação para pessoas migrantes e em situação de refúgio

A Sodexo tem a diversidade e inclusão como diferencial estratégico do seu negócio. Com cinco pilares de atuação: Gênero, Gerações, Orientação Sexual e Identidade de Gênero, PcD e Cultura e Origens, a companhia é referência no tema, tendo uma diretoria voltada exclusivamente a programas, ações e iniciativas que visam a diversidade e inclusão.

Dentro do pilar Cultura e Origens, o tema de refúgio tem ganhado grande importância, devido ao crescente número de pessoas em situação de refúgio que chegam ao País, além da preocupação legítima em abrir espaço no mercado de trabalho a elas. De acordo com o Comitê Nacional para os Refugiados (Conare) cerca de 43 mil pessoas são reconhecidas como refugiadas no Brasil, número sete vezes maior do que o registrado no início de dezembro de 2019, quando 6 mil pessoas se encontravam em situação de refúgio no país.

Projeto Somos Todos Cuidadores

Assim, entre as diversas ações voltada para inclusão de pessoas, o Projeto Somos Todos Cuidadores vem sendo um diferencial na oportunidade de trabalho a refugiados e migrantes advindos da Venezuela. Por isso, no dia 20 de junho, data que celebramos o Dia Mundial do Refugiado, a Sodexo reforça a importância do programa. Segundo Lilian Rauld, gerente de Diversidade e Inclusão da Sodexo On-site Brasil, o Somos Todos Cuidadores faz parte do compromisso global da companhia, em dar oportunidades de emprego formal a refugiados e migrantes em situação de vulnerabilidade. ”Hoje, temos em nossa equipe haitianos, africanos, venezuelanos, além de imigrantes advindos de diversos países. No total, já são 177 pessoas contratadas entre refugiados e imigrantes”, afirma Lilian.

Parceria Somos Todos Cuidadores

Diante de um mercado de trabalho competitivo, não são raros os casos de refugiados e migrantes em situação de vulnerabilidade que encontram dificuldades para conquistarem uma oportunidade no Brasil. Dados da pesquisa Perfil socioeconômico dos Refugiados no Brasil, aponta que 34% das pessoas nessa situação possuem ensino superior, mas 20% estão desempregados.

Por meio do projeto “Somos Todos Cuidadores”, de inserção econômica, firmado entre a Organização Internacional para as Migrações (OIM) e a Sodexo On-site Brasil, em parceria com o Instituto Venezuela e o Senac, muitos refugiados e migrantes já foram capacitados e conquistaram oportunidades de trabalho. Visando o desenvolvimento profissional, por meio da formação em copeira hospitalar e o ensino de português, 27 mulheres venezuelanas em situação de vulnerabilidade foram beneficiadas somente na última turma formada. Ao todo, foram duas semanas de capacitação, seguidas de colocação profissional junto a clientes da Sodexo On-site Brasil.

A venezuelana Edith, conta que a vinda de sua família ao Brasil teve que ser feita em etapas. Seu marido, Jesus Alberto Oropeza Almao, veio primeiro, sozinho. Fez sua documentação, conseguiu um emprego e pagou a passagem aérea que trouxe de Boa Vista (RR) até Congonhas (SP) Edith e seu filho, Dylan Matias Oropeza. A colaboradora da Sodexo On-site Brasil, que participou do programa Somos Todos Cuidadores, afirma que a oportunidade foi uma luz no fim do túnel. ”Me candidatei a inúmeras vagas, mas nunca fui chamada. A Sodexo foi a única empresa que me abriu as portas. Na Venezuela, trabalhava como auxiliar de enfermagem. Para começar minha vida do zero, tinha que começar em algum lugar, e ter essa oportunidade de contribuir e poder me manter com o suor do meu trabalho e de meu marido é gratificante”, afirma Edith, de 34 anos.

Curso

O curso de 40h, realizado pelo SENAC, capacitou, além das mulheres venezuelanas, brasileiras sobreviventes de violência doméstica e mulheres com deficiência, como cuidadoras hospitalares. O Instituto Venezuela apoiou na seleção das venezuelanas, em sua maioria, beneficiárias da estratégia de interiorização do governo federal.

“Investir em ações e programas que trazem oportunidades de capacitação e crescimento profissional é fundamental para estimular uma cultura inclusiva no mercado de trabalho e também na sociedade como um todo. O programa Somos Todos Cuidadores tem gerado impactos muito positivos em nossa empresa, ampliamos a diversidade de nossas equipes e apoiamos a integração com os refugiados venezuelanos, promovendo um extraordinário intercambio de cultura”, destaca Lilian Rauld.

Esta iniciativa faz parte do projeto Oportunidades, implementado pela OIM e financiado pela Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), voltado à integração econômica dos venezuelanos e migrantes de países vizinhos em situação vulnerável no Brasil. O programa, iniciado em janeiro e com duração de dois anos, está sendo implementado em São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Distrito Federal.

A partir do desenvolvimento de diversas atividades, o Oportunidades proporcionará acesso a meios de subsistência sustentáveis e oportunidades de emprego formal, por meio de programas de formação profissional, cursos de idiomas e colocação no mercado de trabalho, como o projeto com a Sodexo, Instituto Venezuela e SENAC.

“Este tipo de parceria é muito importante para a OIM, pois permite a integração econômica da população migrante e refugiada no Brasil como uma solução duradoura e efetiva, facilitando o recomeço de suas vidas de forma independente. A inclusão de mulheres é ainda mais significativa em um contexto em que sua inserção no mercado de trabalho se faz mais desafiadora. O projeto Oportunidades, da OIM e USAID, busca justamente fomentar esse tipo de iniciativa”, destaca a gestora do projeto na OIM, Michelle Barron.