“Por trás de cada máscara tem um sorriso querendo sair” é o conceito do filme que estreou no domingo em horário nobre na TV aberta
O humor deu lugar à emoção na nova campanha institucional que a Sinaf lança na próxima semana – a terceira desde que a pandemia teve início no Brasil – com um filme de 60 segundos que exalta a capacidade do ser humano em se reinventar e passar por situações difíceis, sempre com um sorriso. Não à toa, a campanha, mais uma vez criada pelo publicitário Sérgio de Paula, que além do roteiro fez a direção do filme, foi batizada de “Sorriso”, e traz o slogan: “Por trás de cada máscara tem um sorriso querendo sair”. Além do filme, veiculado ns Tvs abertas, toda a comunicação, que contou com investimento total de R$ 3 milhões, terá mais de 200 inserções do jingle na rádio, mídia exterior e muita interação nas redes sociais.
A estratégia de deixar de lado o humor negro – responsável por tornar a Sinaf uma marca conhecida nacionalmente – é apenas temporária. Sérgio de Paula explica que o humor vai voltar, mas, por enquanto, o momento pede ir ao encontro do sentimento geral de dor das pessoas, trazendo uma mensagem emocionante de esperança, conforto e solidariedade ao sentimento comum.
“A morte sempre foi vista como um tabu, e o humor foi uma ferramenta vencedora na história da comunicação da Sinaf, com uma mesma campanha que já dura 30 anos, lidando com ela de uma forma leve e descontraída. Agora, estamos diante de um cenário em que a doença e a dor passaram a fazer parte do dia a dia das pessoas, em todos os momentos. Elas estão sofridas, cansadas, e o que se deve fazer, neste momento, é levar algum conforto e um sentimento de esperança”, explicou De Paula.
O filme, que estreou neste domingo (dia 21) em horário nobre das principais emissoras de TV aberta do mercado, conta com um jingle criado por Sérgio de Paula e produzido pela produtora carioca Nova Onda, com o verso: “por trás de cada máscara tem um sorriso querendo sair”, e a mensagem de que ainda é hora de usar a máscara, mas vai passar. Finalizando com a frase: “viralize a esperança”.
Fôlego em meio à pandemia
O investimento em uma campanha deste porte está sendo feito mesmo diante da crise que todos as empresas vêm enfrentando com a pandemia, como explicou o gerente de Marketing da Sinaf, Rodrigo Palo. Para a Sinaf, o baque não foi pequeno, mas a seguradora conseguiu se manter mesmo tendo que pagar, no período entre abril e maio, o dobro de indenizações em relação à média anterior ao coronavírus, sem demissões e ainda aumentando seu quadro de funcionários em cerca de 20% para garantir o padrão de atendimento
Hoje, com 40 anos de tradição, a Sinaf protege mais de 1 milhão de vidas, cerca de 10% da população do estado do Rio de Janeiro, concentradas nas classes C, D e E. Com o início da pandemia, foram feitas duas campanhas interativas nas redes sociais. A primeira “Selfie em Casa: Faz careta para o corona”, convidando todos a enviarem selfies fazendo careta em casa. E a segunda “Quem ama, protege”, incentivando o uso de máscaras e, mais uma vez, instigando as pessoas a mandarem fotos, desta vez, usando máscaras. Juntas, as duas campanhas chegaram à marca de 50 milhões de views nas mídias sociais e tiveram milhares de fotos enviadas.
Com esta nova campanha institucional, o objetivo é voltar a falar com o grande público aliando com sinergia marketing digital e grande mídia. “Como todas as empresas, a Sinaf, que é líder no mercado fluminense, não deixou de ser afetada pelo cenário atual. Mas entendemos que, neste momento, precisamos estar ao lado de nossos clientes, exponenciando empatia, mostrando que, aos poucos, a vida vai retornar”, finaliza o diretor de Marketing.