Operadoras de saúde também serão impactadas pela pandemia de covid-19, alerta Ibracon

Análise do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil ressalta que entidades de seguro de saúde e planos de saúde deverão dar atenção especial à contabilidade e finanças

O Instituto dos Auditores Independentes do Brasil – Ibracon alerta que as seguradoras de saúde e operadoras de planos de saúde também serão impactadas pela pandemia de covid-19. É necessário atenção especial aos aspectos financeiros e contábeis no que se refere a manutenção de suas atividades. Segundo a entidade, os diversos reflexos que a pandemia tem causado na economia poderão atingir fortemente muitas operadoras do setor.

“Por enquanto, os impactos ainda não estão sendo fortemente sentidos, uma vez que o isolamento social reduziu os gastos das operadoras de saúde com outros tipos de atendimento, como, consultas regulares, cirurgias, as internações por acidente de trânsito”, explica Érika Ramos, do Grupo de Trabalho Seguradoras do Ibracon. “Mas, esse impacto no fluxo de caixa deverá manifestar-se num futuro próximo, principalmente por causa de fatores econômicos, como desemprego, redução da taxa de juros e corte de gastos por empresas que levam a desistência de pagamento de um plano de saúde”, complementa.

Os procedimentos cirúrgicos e ambulatórias que não estão acontecendo, por conta do isolamento, estão, na sua essência, sendo postergados, e isso afetará o fluxo de caixa das seguradoras.

Esse contexto também deve propiciar uma movimentação no mercado de saúde, em termos de aquisição, com as pequenas operadoras sendo adquiridas pelas grandes. “As entidades que têm mais caixa conseguem passar melhor pela crise e manter as operações, enquanto as pequenas podem não ter tanto fôlego”, explica Érika.

A Agência Nacional de Saúde (ANS) determina a emissão de apenas um balanço anual, mas, com o atual cenário da pandemia, os impactos nos fluxos de caixa e nos balanços das operadoras já começam a ser sentidos. No total, o País conta com 746 operadoras de planos de assistência médica, sendo 718 ativos, que operam 17.378 planos.