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Setor funerário investe em programa de compliance

Grupo Zelo é a primeira empresa do setor a adotar práticas de combate a fraudes e corrupção, bem como, compromisso ético com a sociedade na execução de seus serviços

Sabemi

Consumidores conscientes buscam cada vez mais produtos e serviços de empresas responsáveis, que tenham a ética, a integridade e a transparência como seus principais valores. Neste sentido, as organizações que contam com um setor de compliance ativo têm se diferenciado e se destacado no panorama de um mercado cada vez mais competitivo.

E no segmento funerário não é diferente, como ressalta Roberto Toledo, Diretor de Compliance do Grupo Zelo. “Mais do que resultados, o Grupo Zelo se preocupa em como alcançá-los. Ter uma área de compliance é um compromisso ético com clientes, fornecedores, acionistas e funcionários. Trata-se de um pacto contrário a toda forma de assédio, desvio de conduta, obtenção de vantagem indevida, combate à corrupção, dentre vários outros”.

O gestor esclarece como é a atuação da área na organização, explicando que o setor de compliance atua ativa e reativamente para assegurar que a ética e a integridade estejam em todos processos e relacionamentos do Grupo Zelo e com todos seus stakeholders. “O compliance é o principal defensor dos valores da empresa e garante que os objetivos sejam alcançados observando-os em todos os processos.” A equipe de compliance atua para que os clientes recebam a prestação de serviços de forma ética e que as falhas sejam corrigidas, assim que são identificadas”.

Pioneirismo

O Grupo Zelo destaca-se no segmento por ser a primeira empresa do setor funerário a implantar um programa de compliance, conforme salienta Roberto Toledo. “Estamos compromissados em assegurar que o momento mais doloroso, que representa a perda das pessoas amadas, não se torne ainda pior, pela falta de ética e respeito na condução dos serviços”. O gestor aponta como os principais desafios da atuação do compliance a implantação de uma cultura de integridade entre os colaboradores, fornecedores, acionistas e demonstrar o quanto isso é importante para os clientes.

Além de reduzir os riscos empresariais, o compliance é um diferencial competitivo no mercado. E os consumidores estão cada vez mais interessados em empresas éticas e transparentes. “Pesquisas apontam que a maioria das pessoas tende, no momento de fazer escolhas ao contratar serviços, a optar por empresas que sejam éticas e tenham boa reputação. Demonstrar isso à sociedade nos coloca numa condição de vanguarda e a frente de todas outras organizações do setor. E o Compliance é o compromisso do Grupo Zelo com a sociedade”, afirma Roberto Toledo.

A preferência por organizações que atuam de forma ética e transparente é uma tendência que também começa a ser observada na escolha por um plano funerário, como realça Toledo. “Os consumidores deveriam buscar empresas com solidez, para garantir que terão a contrapartida do dinheiro que estão investindo. O compliance é um dos mecanismos que atesta a seriedade e solidez da prestadora dos serviços, sendo um sinal de que não vai se envolver em atos que podem fazê-la deixar de existir, como já vimos acontecer algumas vezes do mercado”.

As ações de compliance são parte dos processos do Grupo Zelo, que atua continuamente para proteção de dados pessoais de funcionários e clientes. “Temos um Código de Ética, que veda a utilização indevida de dados de todos os stakeholders. Caso haja alguma violação, disponibilizamos um canal de integridade, que permite inclusive o anonimato, pelo qual é possível fazer denúncias sobre qualquer violação, não só de dados pessoais”, reitera o diretor de compliance do grupo.

Compliance

O setor de compliance é responsável por desenvolver mecanismos para detectar, e evitar, desvios e fraudes nas empresas, prevenir atividades antiéticas ou ilegais no ambiente de trabalho e realizar o monitoramento e as diligências cabíveis quanto às denúncias. São as ações realizadas para garantir relações éticas e transparentes entre as empresas, o Poder Público e a sociedade.

A área abrange todas as políticas e os controles internos e externos aos quais a organização precisa se adequar para estar em plena conformidade com as regras e legislações aplicadas aos seus processos. Esta conformidade deve se aplicar tanto para os funcionários, quanto para os fornecedores.