Na contramão da crise, insurtech cresce com soluções remotas

Planetun oferece aplicativos baseados em IA que resolvem os processos de seguros, mesmo diante do isolamento social

Sabemi

A crise do novo coronavírus impactou negativamente diversos setores de negócios, ao mesmo tempo que abriu oportunidades para outros nichos. Há quatro anos no mercado de seguros, a Planetun viu suas soluções ganharam mais adeptos ao resolverem diversas demandas de forma remota em meio a um cenário de isolamento social .

A média diária de processos em triagem do aplicativo web Mobi cresceu 40,52% em abril e maio em comparação ao primeiro trimestre deste ano, quando a crise estava apenas no início . Essa expansão está diretamente ligada ao fato das pessoas não poderem mais se deslocar para resolver certas questões, o que abriu espaço para a necessidade de aderir a tecnologia e simplificar a rotina .

O Mobi atua nos ramos automotivo, residencial e de previdência, e é capaz de realizar diversos processos de seguros, como vistoria, inspeção, sinistro, concessão de aposentadoria e prova de vida, com poucos cliques no celular e sem que o usuário saia de casa.

Segundo Henrique Mazieiro, CEO da Planetun, a tendência ainda é de aumento . “Apesar da crise econômica global, devemos continuar crescendo e fechar 2020 com um faturamento positivo graças a inovação que entregamos em um período atípico como esse”, comenta.

O principal diferencial é a tecnologia embutida em todos os aplicativos, que utilizam Inteligência Artificial para automatizar a interação e análise entre clientes e seguradoras. Para as empresas, a implementação desses produtos traz pelo menos 80% de redução de tempo nos processos realizados, 53% de redução de retrabalho e 60% no custo do processo.

Mazieiro explica que, o autosserviço é uma tendência mundial e o Brasil tem um espaço muito grande para investimentos nesta área, porém ainda existia uma resistência e insegurança em relação ao modelo: “Em virtude da situação atual e da necessidade de realizar todos os processos dentro de um isolamento social, nossos produtos foram colocados a prova e a aderência tem sido muito alta. A nossa demanda mais do que triplicou e a tendência, baseada na aceitação e índice de satisfação dos usuários, é que este modelo se consolide de vez”.