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Setor de serviços mostra sinais de recuperação, aponta GetNinjas

Aplicativo de serviços identificou em levantamento primeiro aumento na demanda, após queda brusca que atingiu o setor em meio a pandemia

A pandemia do covid-19 afetou diretamente o setor de serviços autônomos no Brasil. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o setor de serviços apresentou uma queda recorde de -12% em abril. Apesar de o mercado ainda apresentar instabilidade, o setor vem sinalizando uma melhora gradativa, como mostra o relatório do GetNinjas. A pesquisa é feita periodicamente sobre os impactos do covid-19 no setor de serviços autônomos desde o início de março. De acordo com o levantamento, a demanda por serviços aumentou 15,3% entre os dias 31 de maio a 6 de junho, em comparação com os dias 8 a 14 de março, período em que a crise não havia atingido o setor ainda.

“Percebemos neste levantamento um reflexo da mudança de comportamento do consumidor e a necessidade de readequação e busca por alternativas pelos profissionais em meio a crise. Por isso, reestruturamos o modelo de negócios da plataforma para ofertar muito mais serviços de forma 100% remota, garantindo assim a segurança tanto do cliente quanto do prestador do serviço”, comenta Eduardo L’Hotellier, fundador e CEO do GetNinjas.

Categorias mais afetadas

Os profissionais que trabalham nas categorias “Eventos” e “Serviços Domésticos” foram os mais afetados com a redução progressiva de pedidos pelo aplicativo. Com o avanço do novo coronavírus, a necessidade do distanciamento social tem sido reforçada pelas autoridades de saúde e, com isso, muitas pessoas deixaram de realizar eventos ou contratar profissionais para realizarem serviços dentro de suas casas.

A categoria Eventos já chegou a uma queda de -86% na demanda, entre os dias 10 a 16 de maio, em comparação com os dias 8 a 14 de março. Entretanto, a última atualização do relatório registrou -78%, onde houve uma pequena redução na queda pela demanda desta categoria, entre os dias 7 e 13 de maio, comparado com o mesmo período. Os serviços que tiveram menos procura, foram: churrasqueiros, garçons e copeiras e DJs.

Já a categoria “Serviços Domésticos” chegou a uma queda de -68% na demanda, entre os dias 22 a 28 de março, comparado com os dias 8 a 14 de março. Na última semana analisada houve uma redução de -30% na demanda desta categoria, entre os dias 7 a 13 de maio, em comparação com o mesmo período. Os serviços mais afetados desta categoria, foram: cozinheira, motorista, passadeira e diarista.

Sinais de recuperação do setor de serviços

Muito desse aumento é representado pela categoria “Assistência Técnica”, que teve um aumento significativo na demanda. O aumento já chegou a 70% – maior pico registrado até agora, entre os dias 24 a 30 de maio, em comparação com os dias 8 e 14 de março. Em maio, o aplicativo identificou nesta categoria mais de 100 mil pedidos.

Os serviços dessa categoria que mais tiveram aumentaram nesse período no aplicativo, foram: conserto de videogame (+204%), notebook (+130%), televisão (+124%), tablet (+117%), microondas (+105%), computador e desktop (+96%), celular (+77%), eletrodomésticos (+74%), fogão e cooktop (+68%), aparelho de som (+62%) e lava-roupa (+62%).

A categoria “Reformas e Reparos”, uma das mais solicitadas no aplicativo, sofreu diretamente com a chegada da crise gerada pelo novo coronavírus. Com isso, a queda na demanda chegou a -51%, entre os dias 22 a 28 de março, em comparação com os dias 8 a 14 de março. Porém, após uma redução gradativa que ocorreu na queda da demanda nas semanas seguintes, o aplicativo registrou um aumento de 14% na procura, entre os dias 7 a 13 de junho, em relação ao mesmo período. Só em maio, esta categoria identificou mais de 130 mil pedidos no app.

Com o objetivo de evitar que os profissionais e os consumidores corram riscos de contraírem ou transmitirem o novo coronavírus (Covid-19), o GetNinjas está realizando uma campanha interna para auxiliar e orientar todos os prestadores de serviço cadastrados no aplicativo à tomarem as devidas medidas de segurança e prevenção, seguindo as recomendações do Ministério da Saúde, nos serviços essenciais que precisam ser feitos presencialmente.