MetLife aposta em tecnologia e digitaliza os processos de contratação

Ações adotadas buscam desburocratizar e facilitar a vida dos clientes por meio de tecnologia, entre elas o uso de reconhecimento facial (biometria)

O distanciamento social acelerou diversos desafios para as empresas impactando diretamente na prestação de serviços. Pensando nisso, a MetLife desenvolveu algumas ações com o foco em se tornar 100% digital, desenvolvendo processos com objetivo de facilitar e transformar a experiência do cliente por meio da tecnologia, de forma simples e rápida.

Entre as ações desenvolvidas pela companhia está a comercialização do seguro de vida individual através do reconhecimento facial (biometria). “Para nos adequarmos e darmos continuidade às vendas, desenvolvemos iniciativas 100% digitais como o envio de propostas e assinatura por reconhecimento facial (biometria), que foram grandes acertos quando pensamos em segurança e acesso, além de ser um grande diferencial no suporte aos nossos parceiros comerciais, trazendo agilidade e personalizando o atendimento de acordo com a necessidade de cada cliente”, afirma Paula Toguchi, superintendente de Produtos da companhia.

Como premissa de todo o desenvolvimento e transformação digital da companhia, as equipes se juntaram para um estudo completo da experiência do cliente em busca de proporcionar agilidade, facilidade e segurança em um momento importante no mercado de seguros e no mundo.

A MetLife adotou um mindset de transformação digital colocando o cliente no centro da companhia. Foram implementados sistemas que facilitam o tráfego de propostas e documentações, uso do reconhecimento facial na assinatura de propostas digitais e um atendimento online 24h disponível para atender as dúvidas e esclarecimentos do cliente. A ideia foi trazer menos burocracia, com ainda mais segurança, cuidado, agilidade e facilidade para o cliente.

Em linha com o propósito da MetLife de cuidar de pessoas, ações como o uso da comunicação interna com os colaboradores para manter a interação entre as equipes, mesmo durante o distanciamento social, estão fazendo diferença para a motivação e engajamento da companhia. “O resultado foi que percebemos um aumento da produtividade da equipe comercial, principalmente por conta da otimização de tempo de deslocamento para visitas presenciais nas grandes cidades”, esclarece Paula.

Esse novo cenário ressignificou a sociedade, as formas de consumo e as prioridades das pessoas. Diante disso houve um aumento na procura pelo seguro de vida individual, ou seja, já temos percebido como uma das tendências em transformação. “As pessoas começaram a enxergar o valor do planejamento do futuro, do cuidado com a família e da educação financeira e, por isso, estão cada vez mais interessadas nas soluções que possam atendê-las, como o seguro de vida. Acreditamos que o segmento terá ainda mais potencial para ter espaço entre as necessidades das pessoas, no planejamento do futuro e de proteção a vida”, finaliza a superintendente.