Painel reúne especialistas do Direito que abordam o consumidor e os contratos de seguros

Bate papo aconteceu nesta terça-feira, 30 de junho, no canal do YouTube da Revista Seguro Total

Em mais um dia da “Jornada do Seguro”, a Revista Seguro Total recebeu nesta terça-feira, 30 de junho, especialistas do mercado para debater sobre “O Consumidor e os Contratos de Seguros”. A transmissão contou com a presença de Angelica Carlini, Professora da Escola de Negócios e Seguros – ENS e Vice-Presidente do IBDCONT; Thiago Junqueira, Doutor em Direito Civil – UERJ e Sócio do CGV Advogados e Marcelo Barreto, Mestre em Direito da Empresa e dos Negócios e Sócio do Torelly Bastos Advogados Associados.

O bate papo foi enriquecedor e, abordou várias nuances do mercado e da sociedade. Junqueira trouxe ao debate as diferenças sociais no isolamento social. “Por mais que essa situação de isolamento social me incomode, eu tenho um lar confortável e posso fazer tudo da melhor forma possível em casa”, diz. Angelica concorda e acha que isso ficou mais evidente durante a pandemia.

Marcelo Barreto Leal compartilha as experiencias de lecionar nas plataformas digitais. “Tem sido um grande desafio. Estamos naquele fim de semestre normal com alunos pedindo um prazo a mais, que não tiraram a nota que esperavam, mas coisas normais”, relata, e ainda diz que a adaptação foi difícil, por não ter o contato presencial, mas que foram enfrentados.

No ambiente de trabalho, o Sócio da Torelly Adv., disse que quando foi divulgado o primeiro caso do novo coronavírus no Brasil, a possibilidade de trabalho remoto foi discutida. “A principal preocupação era a saúde dos colaboradores”, conta.

Aprovação da Telemedicina

Angelica opinou sobre a aprovação do uso da Telemedicina durante a pandemia. “Há alguns requisitos, dependendo de cada Conselho Regional”, explica. Angelica conta que no Rio de Janeiro, o atendimento foi liberado apenas para retornos, caso o paciente já estivesse em tratamento ou acompanhamento com aquele médico.

E, inclusive, ela cita a importância do atendimento psiquiátrico e psicológico durante o isolamento social. “Para muitos, o isolamento social está tranquilo. Para outros, é solidão plena”, diz a Professora da Escola de Negócios e Seguros.

Ela ainda ressalta que a regulamentação é questão de tempo, principalmente, para as grandes cidades. “Vai facilitar que as pessoas não tenham que se movimentar. Mas, claro que vale a ressalva que nem sempre haverá internet para o atendimento”. Angelica se mantém otimista. “Vamos encontrar o caminho, assim como encontramos para a Lei Geral de Proteção de Dados”, diz.

Mudanças do Covid-19

Leal relembra que no início da crise houve muita divergência de opiniões. “Naquele período a insegurança jurídica era grande, havia resistência de alguns tribunais na suspensão de prazos”, conta.

Para Thiago Junqueira a grande mudança será no maior uso de tecnologias. “Vai impactar o setor de seguros, vai ter uma transformação social, de comportamento do consumidor”. Junqueira ainda falou sobre a responsabilidade civil para gestores de negócios. “Há uma tendência que o administrador tome atitudes arrojadas, que podem trazer consequências. É preciso se precaver”, opina.