Fenacor participa da Jornada do Seguro desta sexta-feira, 3 de julho

Evento iniciou na segunda-feira, 29 de junho, em comemoração aos 20 anos da Revista Seguro Total

O Presidente da Fenacor, Armando Vergilio, participou da edição super especial e falou sobre os desafios enfrentados pelo mercado de seguros durante a pandemia, quais as perspectivas para o futuro e também sobre a atuação da Susep.

Vergilio elogiou a atuação das seguradoras, ao agir rapidamente na adoção do regime home office, logo no inicio da pandemia. “Era um momento que o mercado discutia a digitalização e inovação”, diz. “Nenhum de nós teríamos imaginado, nem naqueles filmes futuristas, de roteiros maus escritos que tratavam de contágios e epidemias”, diz o Presidente da Entidade.

O executivo ainda ressaltou a importância dos corretores de seguros para o continuo desenvolvimento do mercado. “Os profissionais conseguiram fazer isso de forma efetiva e eficaz, mantendo os negócios, com renovações a níveis altíssimos e prospecção de clientes”, elogia.

Ele ainda compartilha que, no atual cenário, a discussão de novos produtos foi necessário. “Seguros que venham ao encontro das camadas das populações mais necessitadas, um micro seguros, por exemplo.

Confiança nas Instituições

Vergilio ainda comenta que, o mercado tem tido certa dificuldade por não ter uma agenda de compromissos e debates. “Caberá as instituição do setor, seja os representantes dos seguradores ou corretores, tomarem para si de formularem as politicas de desenvolvimento do setor”, diz.

“Para uma eventual saída desse processo que envolveu a pandemia, na paralisação de varias atividades, a agencia que deveria chamar as instituições para debater os melhores projetos e ações não está fazendo isso, não tem uma agenda, como vemos no Governo”, relata.

Para o Presidente da Fenacor, a Susep deveria gerir melhor os processos do setor durante a pandemia. “Melhor seria se o órgão que cuida do setor estivesse na vanguarda desse processo, inclusive, é sua obrigação. O que vemos é um total desinteresse e uma atuação que não é absolutamente propositiva de se ter uma agenda para a retomada do desenvolvimento”, opina.

Importância da Mercado

Vergilio ainda destaca a resiliência do mercado de seguros no cenário da pandemia. “A Fenacor abraçou uma campanha e solicitou que as seguradoras afastassem uma clausula que existe em quase todas as apólices do mundo, que exclui a cobertura em caso de epidemias ou pandemias”, diz Vergilio. Mais de 30 seguradoras atenderam a solicitação e, passaram a assegurar a cobertura para infectados pelo covid-19.

Ele ainda diz da importância do trabalho da Revista Seguro Total ao setor. “Uma vida já consagrada, principalmente, no setor trazendo as informações, sempre buscando esclarecer e trazer esse debate construtivo. Dando a oportunidade para as empresas e seguradoras mostrarem seu produtos. Tenho certeza que vocês agregam muito valor e, nós precisamos desse tipo de comunicação dentro do setor”. finaliza o Presidente da Fenacor.