Atividade do comércio cresce 5% em maio e registra a primeira alta do ano, revela Serasa Experian

Resultado positivo do mês foi puxado principalmente pelo segmento de material de construção

De acordo o Indicador da Serasa Experian, a atividade do comércio em maio trouxe números positivos, com um aumento de 5,0%, na comparação com abril deste ano, feito os devidos ajustes sazonais. Segundo o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, a perspectiva a partir de maio é de uma melhora gradual. “Mesmo que pequena, a movimentação da variação mensal tende a continuar positiva nos próximos meses, já que várias regiões brasileiras estão retomando o funcionamento dos comércios”, diz.

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A alta mensal foi puxada pelo segmento de Material de Construção, que apresentou crescimento de 9,7% na mesma comparação. “Parte da população que está mais casa pode ter encontrado tempo e necessidade de executar pequenas obras, reparos e manutenções, por isso, o movimento positivo neste setor”, ressalta Rabi. Alimentos e Bebidas aparecem em segundo lugar, com alta de 6,7% e Móveis, Eletrodomésticos, Eletroeletrônicos e Informática em terceiro (6,1%). O restante dos segmentos continua acumulando quedas: Combustíveis e Lubrificantes (-1,8%); Veículos, Motos e Peças (-0,4%) e Tecidos, Vestuário, Calçados e Assessórios (-0,5%).

Análise anual

Na análise anual, a atividade do comércio caiu 31,2% em maio deste ano, na comparação com o mesmo mês do ano passado. A queda mais significativa (40,9%) veio do segmento de Tecidos, Vestuário, Calçados e Assessórios. Veja mais detalhes no gráfico abaixo e no link com a série histórica.

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Especialistas da Serasa Experian dão dicas para manter saúde financeira dos negócios

Para cuidar da saúde financeira dos negócios e atravessar esse período desafiador, é importante pensar em ações a curto e longo prazo para sua empresa, fazendo uso da tecnologia e entendendo novas formas de atrair e manter consumidores fiéis. Por isso, os especialistas da Serasa Experian dão algumas dicas importantes abaixo.

  • Aposte na criatividade para conquistar novos clientes e gerar mais receita.
  • É fundamental que os empresários estejam preparados para este momento de incerteza e comecem o planejamento para os próximos meses, principalmente as micro, pequenas e médias empresas que normalmente possuem menor capacidade de capital de giro.
  • De acordo com os especialistas da Serasa Experian, é importante que as empresas pensem fora da caixa e apostem na tecnologia para aumentar as vendas.
  • Para o setor de serviços, uma saída é trabalhar com vouchers pré-pagos com descontos para consumo posterior.
  • Utilizar as redes sociais para divulgar o negócio na região, com entregas próximas sem custo para os clientes.
  • Diversificar e ampliar a carteira de clientes, de modo a prospectar novos segmentos e regiões. Utilizar aplicativos de logística (delivery) para fazer as entregas.
  • Buscar informações na internet sobre plataformas de marketplace, que reúnem pequenos e médios lojistas de setores variados para novas vendas.
  • Dar descontos para pagamentos em dinheiro, ainda que sejam pequenos.
  • Criar pacotes com preços diferenciados para agregar serviços ou produtos, de modo a incentivar o cliente a adquirir algo além do planejado.
  • Agregar itens ao pedido, como um cartão de fidelidade que dá desconto para um determinado número de compras ou um brinde simples, que não impacte o negócio.
  • Além disso, é preciso ter o fluxo de caixa como principal aliado para superar o momento desafiador. Métodos para evitar a inadimplência no período também serão fundamentais para continuar com acesso a crédito. Portanto, revisar as políticas e aumentar o rigor nas análises e fornecer descontos para pagamentos em dinheiro para evitar calotes são algumas das ações a serem feitas a curto prazo.