Pandemia de covid-19 aumenta a procura por empréstimos

Federação Brasileira de Bancos indica crescimento de mais de 20% na busca por crédito

A Federação Brasileira de Bancos – Febrabran divulgou um estudo sobre o comportamento econômico no país. A pesquisa indicou que 15% dos brasileiros pretende recorrer ao crédito consignado para equilibrar suas finanças, demanda que já é notada nas empresas do segmento. Ainda segundo a Federação, no primeiro trimestre de 2020 o aumento foi de mais de 20% nas requisições de empréstimo consignado.

“A busca realmente aumentou e também as negociações por parte das empresas que nos contratam mudaram. A pandemia nos motivou a fazer adequações na mesma velocidade em que notamos o crescimento da demanda, como a implementação da carência de 60 dias para o primeiro pagamento”, afirma Fernanda Toporoski, Sócia Diretora da Doutorcred, empresa de crédito consignado privado de Curitiba (PR).

Crédito Consignado

O crédito consignado privado é um direito do trabalhador previsto na legislação desde 2003 (Lei n° 10.820). E, com a pandemia o Senado Federal instituiu mudanças na modalidade dentro do Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda, que deve ser sancionado em breve pelo Presidente da República. Entre as novidades está a forma de pactuação de acordos individuais, prorrogação de prazos e a desoneração da folha de pagamentos.

“A Medida Provisória 936, que o Governo Federal instituiu em abril, trouxe uma série de adequações para as empresas que fornecem crédito, como o reajuste do valor das parcelas para quem teve o salário reduzido. A grande novidade que está para ser aprovada no Senado é que se o trabalhador tiver o salário suspenso ou reduzido, poderá ganhar um prazo de 120 dias para a retomada dos pagamentos”, detalha Ana Paula Kwiatkowski, também sócia da Doutorcred. As diretrizes da Medida Provisória 936 não impactam o trabalhador que manteve o contrato de trabalho sem alteração.

Com mais de 25 mil colaboradores, a Liderança Serviços, uma das maiores empresas de serviços na área de limpeza e conservação, colocou à disposição de toda a equipe a negociação dos empréstimos consignados privados. “Colocamos o nosso pessoal de Recursos Humanos para atender pedidos de negociação dos empréstimos consignados. A empresa não fez nenhuma redução nos salários, mas sabemos que a pandemia trouxe impactos diversos para o trabalhador, por isso estar aberto a negociação é um alento neste período conturbado”, diz Willian Lopes de Aguiar, diretor comercial da Liderança Serviços.

A expectativa das empresas de crédito é que a busca pela modalidade com desconto em folha se mantenha nos próximos seis meses.