3 ferramentas tecnológicas para aplicar em sua indústria

Venha descobrir neste post sobre as principais tecnologias para aplicar em sua indústria e se destacar

Os sistemas industriais não param de crescer. Afinal, diante de tantas inovações tecnológicas, é importante que as empresas do setor estejam sempre preparadas e sigam novas tendências para se destacarem no mercado.

Por isso, as inovações tecnológicas já se tornaram parte do desenvolvimento de muitas indústrias ao redor do mundo.

Para você ter ideia, um relatório feito pela Mckinsey Global Institute comprova que cerca de 49% de todas as atividades realizadas têm um grande potencial para serem automatizadas nos próximos anos.

E a mesma previsão também se aplica dentro do setor industrial. Basta observar como eram os processos produtivos de alguns anos atrás: imagine, por exemplo, quanto tempo era utilizado para produzir um circuito impresso, em comparação aos dias atuais.

Ou seja, até agora, a tecnologia já promoveu a automatização dos processos e, consequentemente, a redução nos custos operacionais e no tempo!

Mas, afinal, quais serão as próximas tecnologias que vão revolucionar o mercado industrial? Neste post, você irá ver as principais ferramentas tecnológicas para aplicar em sua indústria e seguir as tendências! Vamos lá?

1- Drones

Os drones são uma das ferramentas tecnológicas que mais se destacam no setor industrial nos últimos anos. Eles têm a capacidade de tornar as atividades mais ágeis e precisas.

Basicamente, os drones são dispositivos voadores que podem ser controlados à certas distâncias de forma remota.

No setor industrial, eles são utilizados para monitorar e inspecionar os processos produtivos e todas as plantas industriais.

Além disso, os drones também realizam fotos e filmagens, auxiliando na documentação e na visão dos gestores. Imagine, por exemplo, que você precise fazer o monitoramento das linhas de produção de aquecedor a gás.

Ao invés de ter o trabalho de se deslocar até o ambiente, é possível utilizar os drones para inspecionar todas as atividades!

2- Impressoras 3D

As impressoras 3D são outro tipo de tecnologia que chegaram para otimizar os processos e reduzir custos.

Elas surgiram como uma ótima alternativa para as indústrias que querem ter mais simplicidade para fabricar componentes e matérias-primas.

As impressões 3D ocorrem de forma automatizada e segura, seja para a produção de plástico, metal, entre outros tipos de materiais.

Uma indústria que fabrica produtos como gôndolas para loja, por exemplo, pode utilizar as impressoras 3D para fabricar os seus próprios componentes, por exemplo.

3- Bacons

Por fim, outra tecnologia são os beacons, que por sua vez, são dispositivos que permitem a comunicação sem fio entre equipamentos e dispositivos dentro das indústrias.

Inicialmente, os beacons eram utilizados para transmitir sinais de rádio em diversos locais, como shopping e hospitais, por exemplo.

No entanto, no ambiente industrial os beacons podem repassar informações relevantes em tempo real por meio da transmissão. Isso auxilia na redução do tempo e na otimização das atividades operacionais e estratégicas!

Agora que você já conhece quais são as maiores ferramentas tecnológicas para aplicar em sua indústria, o que acha de investir em alguma delas e ter sucesso? Gostou do nosso conteúdo? Conta pra gente!

*Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.