Dia Mundial do Chocolate: Conheça mais sobre a história dessa verdadeira delícia

Celebrada em 7 de julho, iguaria sofreu alterações ao longo do tempo

Dia 7 de julho é comemorado o Dia Mundial do Chocolate. Ao longo dos anos, assim como todas as coisas, ele passou por transformações. Uma das paixões brasileiras teve os primeiros indícios no antigo México.

Primeiros Vestígios

O cacaueiro é a planta que dá origem ao cacau. Ela é típica de regiões tropicais. Os primeiros vestígios foi em 1.500 a.C. na civilização Olmeca, habitantes do antigo México. A região passava pela América Central e Sul. No Brasil, geralmente, é encontrada no Espírito Santo e Ilhéus, no Sul da Bahia.

Uso do cacau

As sementes eram usadas para fazer bebidas e, consideradas sagradas. O gosto era amargo e temperado com especiarias. Na Europa, apenas mulheres, sacerdotes e nobres podiam consumir, devido ao valor nutricional e energético.

Com a Revolução Industrial, o cacau se tornou popular, sendo misturado a outros ingredientes. Em 1847, a empresa Inglesa Fry and Sons começou a produzir o chocolate em barras.

Você sabia?

O Brasil é o maior produtor de chocolate da América Latina. No mundo, divide o espaço com Costa do Marfim, Gana e Equador.